A Ucrânia indicou neste sábado, 27, que as forças do país estão prontas para lançar uma contraofensiva depois de meses de preparativos. A ação inclui ataques recentemente intensificados a alvos logísticos, bem como estratagemas e desinformações destinadas a manter as forças russas no limite.
“É hora de recuperar o que é nosso”, escreveu o comandante militar supremo da Ucrânia, general Valeriy Zaluzhnyi, em um comunicado. A declaração foi acompanhada por um vídeo habilmente produzido de tropas ucranianas se preparando para a batalha e divulgado nas mídias sociais.
Apesar do anúncio, o general Zaluzhnyi não deu nenhuma indicação de onde e quando as forças ucranianas podem tentar romper o domínio da Rússia em território ocupado.
Ataque poderia acontecer “amanhã”
Outros altos funcionários ucranianos também sugeriram que a contraofensiva era iminente. Oleksiy Danilov, chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, disse à BBC em entrevista divulgada hoje que as forças de Kiev estavam “prontas” e que um ataque em grande escala poderia acontecer “amanhã, depois de amanhã ou em uma semana”.
Segundo reportagem do jornal The New York Times, a Ucrânia passou meses acumulando um poderoso arsenal de armas fornecidas pelo Ocidente e treinando dezenas de milhares de soldados em manobras ofensivas para a campanha.
Conforme especialistas ouvidos pelo jornal, as ações vão se concentrar “provavelmente” nas áreas ocupadas pela Rússia no sul e leste da Ucrânia.
Essa guerra não só será longa, mas ja se apresenta como ante-sala da terceira guerra mundial…….os países envolvidos , e aí estou considerando além do USA, os paises europeus ( Inglaterra, França , Alemanha etc etc) não estão trabalhando para se obter paz……. ao contrário, trabalham para intensificar ainda mais o conflito…….. estão brincando à beira do precipício…..
É, se o SENADOR L. Graham é real jogamos o povo da periferia numa GUERRA , onde só eles perderam e me parece que começou por descumprimento de acordo.
Agora não sabemos quantas vidas pra que termine.Talvez mesmo assim não atinja a meta da N.O.M..
PARABENS ao alertar experiências desastrosas M.ZAKHAROVA fácil quem fica em escritórios e salas brincando de GAMES mais isso é vida real!?!?
O acordo era a Ucrania devolver o arsenal militar russo em troca de nunca ser invadida pela Russia e manter sua soberania.
Temos que apoiar a Ucrânia, viu molusco…!
A Ucrania não tem um arsenal top mas está dando trabalho e deixando o governo da Rússia “Putinho”. É com ajuda do ocidente? Claro! Mas nem todos, os imbecis querem tomar cervejinha no meio da guerra, coloquem uma mesa no front com cervejinha e “abóbra” e uma bandeirinha branca. A “poderosa” Rússia está parecendo USA no Vietnam.
Enquanto isso, o senador americano Lindsey Graham, numa reunião na sexta-feira com Zelensky em Kiev disse: „Os russos estão morrendo – é a melhor coisa em que já gastamos dinheiro“. Este foi o mesmo senador que pediu o assassinato de Putin.
Maria Zakharova, brilhante como sempre, condenou as palavras do senador lembrando o papel de corporações norte-americanas como Ford e General Motors na Segunda Guerra Mundial.
A Ford produzia até 70.000 caminhões por ano para a Wehrmacht. Trabalhadores forçados, incluindo os do campo de extermínio de Auschwitz, também foram usados. A empresa norte-americana Kodak fabricava detonadores para bombas aéreas em sua fábrica no Terceiro Reich e explorava o trabalho de prisioneiros de guerra. A gigante do petróleo Standard Oil, por meio de suas subsidiárias, ajudou Adolf Hitler a sobreviver quando havia escassez de combustível. A Coca-Cola, a IBM e o banco JPMorgan Chase & Co. entre as empresas americanas que colaboraram com o regime nazista também foram citadas. E completou: „Nesse contexto, gostaria de lembrar aos senadores e a todos os aproveitadores dos Estados Unidos onde terminou a aventura anterior.“
Afinal, quem são os bábaros?
Ecco !!!!!
Quem vive de passado é museu. Retórica não justifica a invasão de um pais soberano. Segundo o seu pensamento seria justificável o Paraguai e a Bolivia invadir o Brasil para tomar o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Acre. O comunismo da União Soviética, liderada pela Russia aniquilou populações da Ucrania, Polonia, Letonia, Estonia, Lituania, seus próprios cidadãos. Esqueceu disso?
A Ucrânia só recuperará os territórios ocupados com a queda de Putin. Difícil será derrubar o presidente da Rússia. Zelensky pode APENAS TORCER pela queda.
Eu torço pela paz, mas parece que as autoridades ucranianas e russas não apreciam as nossas cervejas.
poderoso arsenal (( PODEROSO ARSENAL ?!?!?!?)) fornecido pelo Ocidente .
ate´as pedras na Europa saben que o arsenal e´obsoleto!!
o que esta´acontecendo na Oeste ???
As vezes é tem sido frequente a posição e artigos da oeste, isso só não deixo de assinar pela tentativa de manter direita erguida.
Me lembra o BANCO BRASIL só mantenho conta pra fortalecer a AGRICULTURA, mais a momentos de desanimos..