O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se juntou às comemorações pela retomada de Kherson, após meses de ocupação russa, em uma visita ao local nesta segunda-feira, 14.
A cidade portuária havia sido tomada pelo Exército da Rússia nos primeiros dias da guerra, em março, e a região homônima em que ela está situada foi uma das recentemente anexadas por Vladimir Putin, por meio referendos considerados ilegais pelo Ocidente.
“Estamos avançando”, disse Zelensky à imprensa, após fazer um discurso às Forças Armadas em frente ao prédio do governo, na praça principal da cidade. “Você vê nosso Exército forte. Estamos passando passo a passo pelo nosso país os territórios temporariamente ocupados.”
Em resposta ao questionamento de um repórter, ele ainda declarou que este pode ser o início do fim da guerra. “Estamos prontos para a paz, em todo o país”, afirmou.
As forças russas fugiram de Kherson na semana passada, em sua terceira grande retirada desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro, e pela primeira vez abandonaram uma cidade tão grande.
Flag-raising in Kherson with the participation of Volodimir Zelensky pic.twitter.com/agQ5hVJZ2g
— Mooye Youfool (@MooyeYoufool) November 14, 2022
O fascismo se torna socialmente aceitável: a emissora americana #CNN mostra ucranianos entrando em #Cherson com uma saudação nazista “Sieg Heil” – e o jornal britânico #DailyMail publica fotos sem emoção de linchamentos por tropas ucranianas na cidade de Cherson contra cidadãos da cidade e os chama de “colaboradores”. #repressões
PS: O Daily Mail também mostra mercenários estrangeiros se mudando para #Kherson com insígnias dos EUA em seus uniformes (veja a foto do Daily Mail).
#Nazis #NoPasaran
Aqui o link: https://t.me/BifFidU/24641