O Reino Unido vai fornecer mísseis de longo alcance para a Ucrânia combater tropas russas, A ajuda militar foi confirmada nesta nesta quinta-feira, 11, pelo ministro da Defesa britânica, Ben Wallace. “Simplesmente não vamos recuar enquanto a Rússia mata civis”, avisou o político.
A Ucrânia solicitava armas mais potentes, mas o apoio dos aliados se limitava a armas de curto alcance. De acordo com o ministro britânico, a doação dará aos ucranianos uma melhor chance de se defender. “É uma resposta calibrada e proporcional às escaladas russas”, afirmou Wallace.
O Reino Unido está doando mísseis conhecidos como Storm Shadow. O equipamento enviado é de alta potência e vai complementar outros armamentos como o Himars (lançador múltiplo de foguetes) e Harpoon (míssil antinavio).
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, havia dito, em fevereiro, que o Reino Unido seria o primeiro país a fornecer armas de longo alcance à Ucrânia. Invadidos pela Rússia há mais de um ano, os ucranianos seguem em guerra.
O governo de Kiev está esperando para lançar uma contraofensiva após meses se mantendo na defensiva, inclusive na Crimeia, região invadida pela Rússia desde 2014. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o país precisa de mais tempo antes de lançar uma contraofensiva.
Conheça o míssil que será enviado à Ucrânia pelo Reino Unido
O Storm Shadow é um míssil de cruzeiro lançado do ar (por uma aeronave militar). Foi originalmente desenvolvido de forma conjunta pelo Reino Unido e pela França.
Cada míssil pesa cerca de 1,3 toneladas. Tem capacidade de atingir o exército russo, com um alcance de tiro superior a 250 km, mais potente que qualquer outra arma enviada a Kiev.
Conforme vídeo postado no Twitter, é possível acompanhar o lançamento do míssil. Confira:
E quantos milhões de civis a Inglaterra matou deliberadamente em suas colônias espalhadas pelo mundo.
A distância da fronteira da Ucrânia com a Rússia até Moscou é de mais ou menos uns 450 km. Se um míssil desses atingir Moscou, o pau vai quebrar e o primeiro país a receber uma bombinhas nucleares será o Reino Unido, antes mesmo da Ucrânia. Mas pelo visto o alcance desses mísseis é de 250 km. Então vamos ver o que irá acontecer. Pessoal irresponsável.