Países discutem medidas para voltar a impulsionar o turismo na região
A pandemia do novo coronavírus fez a indústria do turismo europeu sofrer nos últimos meses. Com isso, a União Europeia pretende impulsionar o setor, que rende mais de € 400 bilhões por ano, e discute diretrizes para uma reabertura, numa tentativa de atenuar as perdas.
Nesta quarta-feira, 29, a Comissão Europeia discute regras para quem pretende viajar pelo continente e diretrizes a fim de reanimar a indústria nos próximos meses. O turismo representa 10% do Produto Interno Bruto do bloco e emprega quase 12% da mão de obra europeia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em recente entrevista ao jornal alemão Bild, aconselhou os europeus a não reservar hotéis para este verão. “Até o momento, ninguém pode fazer previsões críveis para julho e agosto”, afirmou.
Mas, apesar das restrições, é provável que medidas como a abertura de corredores turísticos entre os países da União Europeia e a inclusão de epidemiologistas no processo de reabertura das fronteiras sejam adotadas antes da chegada do verão, de acordo com a Rádio França Internacional.
Alguns países avaliam questões como a checagem da temperatura dos passageiros antes do embarque, a obrigatoriedade do exame de sangue ou a adoção de um “passaporte da saúde”, que seria um certificado para provar que o turista está livre da infecção da covid-19.
As recomendações serão divulgadas em breve pelo Executivo europeu.