A Força Aérea do Uruguai comunicou que está em curso uma investigação sobre objetos voadores na cidade de Termas de Almirón, no departamento (equivalente a estado) de Paysandú. O anúncio foi feito na tarde de sábado 11, no Twitter.
Ante las denuncias recibidas sobre el avistamiento de luces intermitentes en el cielo en las Termas de Almirón, departamento de Paysandú, se ha dispuesto la intervención de la CRIDOVNI (Comisión Receptora e Investigadora de Denuncias de Objetos Voladores No Identificados). pic.twitter.com/7nzbv8qxwf
— Fuerza Aérea Uruguaya (@Fuerza_aerea_uy) February 11, 2023
“Diante das denúncias recebidas sobre o avistamento de lampejos no céu em Termas de Almirón, departamento de Paysandú, foi ordenada a intervenção da CRIDOVNI (Comissão de Recepção e Investigação de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados)”, diz o tuíte.
A Força Aérea destacou que a comissão mobilizou investigadores naquela região do país para recolher informações e ouvir testemunhas para dar início à investigação.
OVNIS nos Estados Unidos, Canadá e China
Um objeto não identificado foi visto sobrevoando o mar perto da cidade portuária de Qingdao, no norte do país, neste domingo, 12.
A imprensa local também informou que o órgão de desenvolvimento marinho do distrito de Jimo orientou os pescadores a ficarem atentos, pois os departamentos responsáveis vão derrubar os OVNIs.
Na semana passada, os EUA derrubaram um balão chinês que sobrevoava o estado de Montana.
O balão estava sendo monitorado pela aeronáutica há alguns dias e estava equipado com dispositivos para coletar informações de inteligência, e não meteorológicas, disse um funcionário do governo americano.
A China havia afirmado que o balão não passava de um aparato tecnológico usado para pesquisas meteorológicas que havia sido desviado de sua rota pelos ventos e teria viajado até o território americano.
Na sexta-feira 10, um segundo OVNI foi localizado no estado do Alasca, também nos Estados Unidos. O objeto foi derrubado pelas Forças Armadas norte-americanas, por ordem do presidente Joe Biden.
No sábado 11, um terceiro objeto foi derrubado em Yukon, no noroeste do Canadá, vizinho ao Alasca. A ordem de derrubada do OVNI foi dada pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.