Por já conheceram o coronavírus os pesquisadores conseguiram desenvolver rapidamente um novo teste
Os cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, anunciaram uma potencial vacina contra o sars-cov-2, o novo coronavírus que causa a pandemia da covid-19.
Quando testada em camundongos, a vacina produz anticorpos específicos para a sars-cov-2 em quantidades consideradas suficientes para neutralizar o vírus.
Os pesquisadores foram capazes de agir rapidamente porque já haviam estabelecido as bases durante as epidemias anteriores de coronavírus.
“Tínhamos experiência anterior com sars-cov em 2003 e mers-cov em 2014. Esses dois vírus, que estão intimamente relacionados ao sars-cov-2, nos ensinam que uma proteína específica, chamada de proteína de pico, é importante para induzir imunidade contra o vírus. Sabíamos exatamente onde combater esse novo vírus “, afirmou Andrea Gambotto, professora associada de cirurgia na Pitt School of Medicine.
“Nossa capacidade de desenvolver rapidamente essa vacina foi resultado de cientistas com experiência em diversas áreas de pesquisa trabalhando em conjunto com um objetivo comum”, disse o coautor sênior Louis Falo, professor e chefe do departamento de dermatologia da Pitt’s.
Os autores estão agora no processo de solicitação de aprovação da agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, para iniciar o ensaio clínico em humanos.
Excelente notícia.
Ótimo