A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta quinta-feira, 20, que a campanha de vacinação do bloco contra a covid-19 finalmente está ganhando velocidade e já se aproxima da efetividade verificada, por exemplo, nos Estados Unidos.
“Nosso objetivo é oferecer uma dose a 70% de todos os adultos até o final de julho. Este é quase o mesmo alvo que os EUA estabeleceram”, disse em entrevista coletiva.
Leia mais: “União Europeia anuncia plano de reabertura das fronteiras para imunizados”
Até o momento, segundo Von der Leyen, a União Europeia já exportou 220 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19 — quase a mesma quantidade usada por seus próprios cidadãos. “Outros estão mantendo toda a produção de vacinas para si, mas a União Europeia alcançará suas metas de vacinação sem se isolar do mundo”, afirmou a dirigente, em uma indireta a Estados Unidos e Reino Unido.
Ontem, como noticiamos, a União Europeia anunciou um acordo entre seus países-membros em torno da reabertura das fronteiras do bloco para viajantes procedentes de países que não integrem o grupo e estejam totalmente imunizados contra a covid-19 — ou seja, que tenham tomado as duas doses da vacina.
Leia também: “Itália suspende quarentena obrigatória para viajantes do Reino Unido, mas mantém aos do Brasil”