Nos últimos dias, manchetes de diversos veículos de comunicação sugeriram que o Vaticano teria permitido a entrada de candidatos homossexuais nos seminários, o que seria uma grande mudança na Igreja Católica.
A polêmica se originou com a publicação do documento A formação de padres nas igrejas da Itália: diretrizes e padrões para seminários, redigido em dezembro de 2024 e divulgado pela Conferência Episcopal Italiana nesta quinta-feira, 9.
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No entanto, a leitura do documento revela não houve alteração na posição tradicional da Igreja sobre a ordenação de candidatos com tendências homossexuais “profundamente arraigadas”, apenas reafirma a necessidade de um discernimento mais rigoroso nestes casos.
O texto estabelece que a Igreja Católica “não pode admitir ao Seminário e aos Ordens sacras aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais profundamente radicadas ou sustentam a chamada cultura gay”.
O trecho que gerou controvérsia defende que o discernimento vocacional não pode ser reduzido apenas à orientação sexual do candidato, mas deve ser analisado dentro do “quadro global da personalidade do jovem”.
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Isso significa que um homem que tenha experimentado inclinações homossexuais no passado, mas que não as considere uma parte central de sua identidade e viva plenamente o celibato, não deve ser prontamente rejeitado e que situações do tipo devem ser avaliadas avaliado caso a caso.
Este ponto foi interpretado por alguns setores da imprensa como uma “abertura” do Vaticano para a entrada de gays nos seminários. No entanto, o documento não estabelece uma mudança na doutrina, apenas reafirma que o critério fundamental é a maturidade afetiva e a vivência do celibato, independentemente da orientação sexual do candidato.
Vaticano reafirma postura tradicional da Igreja
A publicação enfatiza que a formação sacerdotal exige que o candidato seja capaz de viver a castidade e o celibato com liberdade e maturidade. O texto reforça que a castidade “não é uma indicação meramente afetiva, mas a síntese de um comportamento que expressa o contrário do desejo de posse”.
Além disso, o documento estabelece que a seleção de candidatos deve levar em conta a capacidade de integrar sua afetividade e identidade de forma equilibrada. Durante a formação, os seminaristas devem “conhecer-se e integrar os objetivos próprios da vocação humana e presbiteral” e garantir que estejam plenamente aptos a viver a vida sacerdotal.
Assim, o texto não libera que gays se tornem padres de forma irrestrita, como a imprensa nacional e internacional sugeriu. O que o documento faz é reiterar que cada candidato deve ser avaliado individualmente, e que a vivência plena do celibato continua como o critério fundamental para a ordenação sacerdotal.
Embora a mídia tenha destacado uma suposta flexibilização na admissão de homossexuais nos seminários, a realidade é que a Igreja mantém sua posição tradicional e apenas reforça a necessidade de um discernimento vocacional aprofundado.
Além disso, o documento também aborda outras questões sobre os seminários, como a importância da direção espiritual aos seminaristas e a necessidade de um rigoroso processo de seleção.
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