Chen Chien-jen, que também é infectologista, afirma que a China esconde informações e que a origem do vírus só será descoberta através da ciência
Taiwan pode ser considerado um dos maiores casos de sucesso no combate ao coronavírus. Muito próxima ao território da China, a ilha teve apenas 440 casos confirmados da doença e seis mortos.
O vice-presidente do país, Chen Chien-jen, que é epidemiologista de formação, afirmou em entrevista à rádio francesa France 24, que esse sucesso se deve ao país ter desde cedo posto em quarentena todo viajante vindo de Wuhan e às medidas eficientes de isolamento e rastreio de casos confirmados. Ele afirma que o país está se preparando desde que o surto de sars atingiu Taiwan com força em 2003.
Sobre a afirmação do presidente do Estados Unidos, Donald Trump, de que é provável que o vírus tenha surgido em um laboratório, Chen afirmou que isso não pode ser descartado, mas que o único modo de descobrir é através da pesquisa científica.
“A origem do vírus deve ser analisada de forma científica. Até agora só sabemos que ele surgiu em Wuhan, se foi de um laboratório ou de forma natural ainda não sabemos”, afirmou o vice-presidente, que concluiu afirmando que a teoria da origem em um laboratório “é uma possibilidade”.
Chen ainda acusou a China de não ter divulgado os números corretos e que o gigante asiático escondeu e subestimou a pandemia no princípio.
Vírus fabricado em laboratório ou oriundo de wet-markets, a China deveria pagar caro por tantas mortes e pelo estrago na economia mundial.