Na manhã desta quarta-feira (23), a sede da Indústria Aeroespacial da Turquia, localizada em Ancara, foi palco de um ataque terrorista, com uma série de explosões e disparos. A ação resultou em três mortes e 14 feridos, conforme anúncio do ministro do Interior, Ali Yerlikaya.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Ele afirmou que dois dos responsáveis pelo ataque foram neutralizados. Ele expressou suas condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos.
Se dió un ataque terrorista contra la INDUSTRIA AEROESPACIAL DE #TURQUÍA🇹🇷…los atacantes serían miembros del partido de los trabajadores del KURDISTAN. pic.twitter.com/zinROH6BCI
— CARLOS AGUIAR-NOTICIAS DE GEOPOLITICA🌐 (@Geopolitik_2030) October 23, 2024
“Condeno veementemente esse ato violento”, afirmou o ministro Yerlikaya. “Nossa luta contra o terrorismo será firme até que o último responsável seja capturado.”
YENİ BİLGİ-1
— Ali Yerlikaya (@AliYerlikaya) October 23, 2024
Türk Havacılık ve Uzay Sanayii AŞ. (TUSAŞ) Ankara Kahramankazan tesislerine yönelik terör saldırısında 2 terörist etkisiz hale getirilmiştir.
Saldırıda maalesef 3 şehidimiz, 14 yaralımız var.
Şehitlerimize Allah’tan rahmet; yaralılarımıza acil şifalar diliyorum.…
Imagens e relatos da mídia local revelam que o ataque pode ter envolvido um homem-bomba. De acordo com informações da televisão estatal turca, o prefeito da província de Kahramankazan, próxima a Ancara, confirmou o número de vítimas e afirmou que os feridos incluem tanto civis quanto membros das forças de segurança.
Ações da Turquia e repercussão da Otan
Agentes do Estado registraram três explosões de alta escala, e há relatos de confrontos entre os terroristas e as forças de segurança. Eles também mencionaram a possibilidade de reféns no local. Vídeos de agências de notícias mostram o momento em que os agressores descem de um veículo armado, e, depois, abrem fogo contra pessoas, que tentam se proteger.
Serviços de emergência foram ao local do ataque, enquanto a situação ocorria. As autoridades ainda investigam as causas do ataque e a identidade dos responsáveis.
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, também se manifestou. Ele condenou o terrorismo em todas as suas formas e expressou solidariedade à Turquia.
Leia também: “O agente da CIA”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 239 da Revista Oeste
A Indústria Aeroespacial Turca é uma das principais empresas do país, com foco em fabricação de aeronaves, satélites e sistemas de defesa. A situação continua em desenvolvimento, e as autoridades monitoram os desdobramentos do ataque.