Um avião militar russo caiu em Belgorod, cidade próxima à fronteira com a Ucrânia, na manhã desta quarta-feira, 24. De acordo com a agência de notícias Reuters, a aeronave transportava 74 passageiros.
Entre eles, 65 seriam prisioneiros de guerra ucranianos. Conforme informou o Ministério da Defesa da Rússia, o transporte acontecia para a realização de uma troca por outros prisioneiros de guerra, por sua vez, russos.
Além disso, o avião militar teria a bordo seis tripulantes e outras três pessoas ainda sem identificação. Nas redes sociais, circula um vídeo do momento da queda, seguida de explosão.
The long version of the video showing the crash of the Russian Il-76 military transport plane has important information
— Visegrád 24 (@visegrad24) January 24, 2024
It shows a cloud of dark smoke high in the air, indicating that an explosion took place in the air before the plane crashed.
75 dead pic.twitter.com/98G6JGNiwG
Versões conflitam
A princípio, o jornal ucraniano Ukrainska Pravda informou que fontes das Forças Armadas do país confirmaram ter abatido a aeronave. No entanto, ela transportaria mísseis russos, não POW (prisioneiros de guerra, na sigla em inglês).
Posteriormente, as fontes teriam retificado essa informação, ou seja, o avião não teria sido abatido pelas forças ucranianas. Isso abriria a possibilidade de as próprias forças russas terem disparado contra a aeronave.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
De acordo com o jornalista ucraniano-americano Igor Sushko, o avião teria decolado de Belgorod em sentido oposto ao da fronteira com a Ucrânia. Ou seja, afastando-se do país vizinho.
Ainda segundo o jornalista, tal informação invalidaria a tese do ministério russo. Ou seja, que a aeronave transportava prisioneiros de guerra ucranianos.
Mais informações sobre o avião militar que caiu na Rússia, próximo à fronteira com a Ucrânia
O avião era um Il-76. Esse modelo é utilizado para o transporte militar de tropas, de equipamentos militares, de armamentos e de carga em geral.
A tripulação desse modelo de avião normalmente conta com cinco membros. Já a sua capacidade para o transporte de passageiros é de 90 pessoas.
+ Acompanhe a cobertura da Guerra na Ucrânia no site da Revista Oeste
Vyacheslav Gladkov, governador local de Belgorod, declarou que houve um “incidente” não especificado em Korochansky. Trata-se de um distrito no nordeste da cidade de Belgorod.
Gladkov disse, então, que se dirigia até o local. Investigadores e trabalhadores de emergência já se encontrariam no local.
Não dá para acreditar em uma palavra sequer vindo da Rússia.
São iguais ao Hamas: Terroristas que matam civis e usam as pessoas como escudo humano.
Acho que o avião levava mísseis russos E prisioneiros ucranianos. Estes, no caso, sendo usados como escudos humanos.
Novela mexicana da Russia!