Fortes incêndios florestais nos arredores de uma área densamente povoada da região central do Chile deixaram pelo menos 19 mortos e destruíram cerca de 1,1 mil casas, informaram autoridades locais, neste sábado, 3.
A ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, informou que há atualmente 92 incêndios florestais no centro e no sul do país, onde as temperaturas têm sido anormalmente altas nesta semana.
Leia mais: “Incêndio florestal consome 5 km de vegetação em Santarém (PA)”
O incêndio mais mortal ocorreu na região de Valparaíso, onde as autoridades instaram as pessoas a não saírem de suas casas para que carros de bombeiros, ambulâncias e outros veículos de emergência pudessem transitar com maior facilidade.
Tohá afirmou que dois incêndios perto das cidades de Quilpué e Villa Alemana queimaram pelo menos 8 mil hectares desde a sexta-feira 2. Um dos incêndios ameaçava a cidade costeira de Viña del Mar, onde alguns bairros já foram gravemente afetados.
Dantesque views of the wildfires in Villa Alemana, región de Valparaíso, Chile on February 2, 2024.
— Massimo (@Rainmaker1973) February 3, 2024
Around 7,000 hectares have already been burned in Valparaiso alone.pic.twitter.com/Q8YWKxorLR
El Niño potencializou os incêndios florestais no Chile
As autoridades também relataram apagões como resultado do incêndio. Tohá disse que, na região de Valparaíso, foi necessário evacuar quatro hospitais e três lares de idosos. O incêndio também destruiu dois terminais rodoviários.
Leia também: “Incêndio no Havaí é o mais mortal dos Estados Unidos”
O fenômeno climático El Niño causou secas e temperaturas mais quentes do que o normal ao longo do oeste da América do Sul neste ano, aumentando o risco de incêndios florestais. Em janeiro, mais de 17 mil hectares de florestas foram destruídos na Colômbia por incêndios que se seguiram a várias semanas de tempo seco.
“A situação dos incêndios florestais é muito difícil, em razão das temperaturas e dos ventos, mas saibam que estamos mobilizados ao máximo para enfrentar a emergência”, escreveu o presidente do Chile, Gabriel Boric, no Twitter/X. “Também decidi declarar o estado de emergência, para ter todos os recursos necessários.”
Dantesque views of the wildfires in Villa Alemana, región de Valparaíso, Chile on February 2, 2024.
— Massimo (@Rainmaker1973) February 3, 2024
Around 7,000 hectares have already been burned in Valparaiso alone.pic.twitter.com/Q8YWKxorLR
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Revista Oeste, com informações da Associated Press
Entregaram o país para um bando de incompetentes. Essa molecada não sabe o que fazer.