Na noite desta terça-feira, 5, a população norte-americana elegeu Donald Trump como o novo presidente dos Estados Unidos. Com a vitória, o republicano volta à Casa Branca quatro anos depois de ser derrotado pelo atual presidente, Joe Biden. Oeste acompanhou minuto a minuto a apuração dos votos.
Já com a vitória assegurada, o republicano seguiu para Mar-a-Lago, na Flórida, onde discursou para apoiadores. Abaixo, o espectador pode acompanhar ao vivo o discurso do novo presidente dos EUA, com tradução simultânea de Ana Paula Henkel, colunista de Oeste e comentarista do programa Oeste Sem Filtro.
A vitória de Trump
A vitória do republicano é um marco na história da política norte-americana, porque é a segunda vez que um ex-presidente volta à Casa Branca depois de perder uma reeleição.
Apenas Grover Cleveland, 22º presidente do país, havia conseguido tal façanha. Elegeu-se em 1885 e governou até 1889, ano em que perdeu a reeleição. Voltou à Casa Branca quatro anos depois para tornar-se o 24º presidente dos EUA. No caso de Trump, venceu a disputa em 2016, contra Hillary Clinton, e perdeu a reeleição em 2020, para Joe Biden.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A campanha de Trump centralizou a campanha em temas caros ao eleitor conservador, como a liberdade econômica, o controle da imigração e o fortalecimento da indústria dos EUA. Durante a campanha, o republicano prometeu retomar políticas que implantou durante seu primeiro mandato, incluindo a redução de impostos, o endurecimento nas fronteiras e a renegociação de acordos internacionais. Sua base eleitoral se manteve fiel, especialmente nas áreas rurais e entre eleitores conservadores.
Clique neste link e leia a reportagem completa sobre a vitória de Trump.
O asno o insultou antes da eleição chamando um ex presidente que primou pela liberdade de opinião e amigo de Israel de “nazista”. E agora?
O ex-condenado o chamou de facista. Será que teria coragem de repetir a fala? Não, por ser um falastrão covarde.
Parabéns â democracia . Ela ainda vive , apesar de tudo que se faz pela sua extinção