Clientes de um restaurante à beira mar foram arrastados por uma onda gigante que destruiu o restaurante onde estavam na província de Kwazulu-Natal, na África do Sul. Sete pessoas ficaram feridas, sendo que cinco delas precisaram ser levadas para o hospital.
No registro feito por uma das vítimas no domingo 17, é possível ver quando a água atravessa a areia e invade o local. Em pouco tempo, a inundação arrasta para o mar cadeiras, mesas e outros objetos.
A onda inicial empurrou quem estava no estabelecimento para a parte de trás do prédio. Algumas pessoas foram levadas para o oceano.
“O incidente ocorre durante um período de marés altas de primavera”, afirmou o Serviço Médico de Emergência do Grupo Nacional Mi7. “Causando danos em cidades costeiras ao longo da costa leste do país, especialmente entre Gqeberha e a Cidade do Cabo.”
Leia mais: “Depois de inundações, centenas de corpos são encontrados em praias da Líbia”
Morte causada pelas ondas gigantes na África do Sul
Em outro ponto da província sul-africana, uma pessoa morreu depois de ondas altas atingirem a costa leste do país. A vítima seria uma idosa de 93 anos.
Desde então, fotos e vídeos durante a maré arrastando carros na Baía de Gordon ou causando destruição em restaurantes à beira-mar se tornaram virais, segundo o jornal africano IOL.
Segundo informações de especialistas, as ondas, que chegaram a quatro metros de altura, foram causadas por uma frente fria impulsionada por um índice de baixa pressão.
Câmeras de monitoramento registraram alguns carros sendo arrastados pela água. Um balanço dos estragos ainda não foi divulgado pelo governo local.
“Alertamos os residentes que vivem perto da costa para tomarem precauções extras”, disse diretor do Grupo Mi7. “Também alertamos contra visitar as praias de KwaZulu-Natal para recreação até que as marés baixem e seja seguro fazê-lo.”