Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que uma mulher é perseguida por agentes que a abordam com violência
Pelo menos 90 pessoas foram presas neste domingo, 6, sob suspeita de “reunião ilegal”, em protestos contra a decisão do governo de Hong Kong de adiar as eleições legislativas, informou a polícia local.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais do portal Hong Kong Free Press mostra o momento em que uma mulher é perseguida por agentes que a abordam com violência.
A young girl is tackled to the ground by riot police after attempting to flee during a pro-democracy protest in Mong Kok. Vid courtesy: HKUST Radio News Reporting Team. In full: https://t.co/nUaPabs9Zl #hongkong pic.twitter.com/4DQi2sapCY
— Hong Kong Free Press HKFP (@HongKongFP) September 6, 2020
As eleições em Hong Kong seriam disputadas exatamente neste domingo, contudo a líder do governo, Carrie Lam, ligada a Pequim, adiou no dia 31 de julho a votação pelo período de um ano.
LEIA MAIS: Trump impõe restrições a diplomatas da China
Lam culpou o aumento nos casos de coronavírus para tomar tal decisão. No entanto, críticos afirmaram que seu governo temia que a oposição ganhasse cadeiras se a votação ocorresse dentro do prazo.
Manifestações
Protestos contra o governo vêm sendo realizados em Hong Kong quase todos os fins de semana desde junho de 2019.
Eles eclodiram por causa de uma proposta de lei de extradição e se espalharam com pautas por mais democracia e críticas aos esforços de Pequim para aumentar o controle sobre a ex-colônia britânica.
Com informações do Estadão Conteúdo e Associated Press.