Um vídeo obtido pelo site norte-americano TMZ mostra o momento em que o homem atirou contra o ex-presidente Donald Trump. Nas imagens, é possível vê-lo deitado em um telhado, durante o comício na tarde deste sábado, 13, em Butler, Pensilvânia, nos EUA.
Identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, o homem segura um rifle e dispara contra a multidão, logo no início do discurso do candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos.
O atirador, que possui cabelos castanhos longos, parece estar vestindo uma camisa cinza e calças cáqui. Ainda é possível ouvir a sequência de tiros, muitos gritos e confusão.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
No vídeo, uma mulher aparece gritando repetidamente, em inglês: “Crooks, desça aqui”. Ela também pergunta: “Crooks, o que você está fazendo?”.
Posteriormente, o candidato, que tinha sangue no rosto ainda no palco, esclareceu que o tiro acertou a parte superior de sua orelha direita. Ele foi cercado por agentes do Serviço Secreto, que o retiraram Trump do palco depois dos disparos. Antes, ele ergueu o punho para a multidão.
Footage of Donald Trump’s shooter Thomas Matthew Crooks opening fire and then getting killed seconds later surfaces pic.twitter.com/2ctMtIkwUs
— Kollege Kidd Media (@KKMediaTingz) July 14, 2024
Outras imagens do atentado a Trump nos EUA
Imagens adicionais mostram o corpo do atirador no telhado inclinado de um prédio baixo, de onde os tiros teriam origem. Acredita-se que ele tenha agido sozinho.
Segundo o TMZ, o cinegrafista Michael Difrischia virou a câmera para o atirador depois dos tiros de retaliação, mostrando-o já sem vida. Uma outra pessoa diz, ao fundo: “É exatamente por isso que precisamos do maldito Trump aqui”.
Leia também: “A esquerda democrata”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 223 da Revista Oeste
Difrischia contou ao TMZ que ele e sua esposa, Amber, estavam assistindo ao comício do lado de fora do local principal, perto de algumas árvores, com cerca de 40 pessoas. Foi quando ela notou o homem subindo em um prédio próximo. “Nos disseram que ele subiu, depois se arrastou até sua posição.”
Identidade do atirador e consequências do ataque
Crooks era de Bethel Park, Pensilvânia, conforme informaram os investigadores em um comunicado. De acordo com a imprensa dos EUA, o homem tinha filiação ativa no Partido Republicano. Porém, segundo a Associated Press, ele realizou uma doação de US$ 15 a um comitê que apoia os democratas, no dia em que Joe Biden tomou posse como presidente, em 2021.
Leia mais: “Os tiranos odeiam o 4 de Julho”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 224 da Revista Oeste
Além do atirador, um espectador morreu, e duas pessoas ficaram gravemente feridas. Já Trump está estável. Horas depois do atentado, ele emitiu uma declaração agradecendo às forças de segurança e condenando a tentativa contra sua vida.
Um monte de gente viu o cara. Só quem não viu foi o serviço secreto. Ou não?!
Também estranhei muito isso!