Nesta quarta-feira, 24, o programa Good Morning Britain, do canal Channel 3, divulgou um vídeo enviado anonimamente à Federação Equestre Internacional (FEI). As imagens mostram a atleta britânica Charlotte Dujardin maltratando um cavalo, fato que resultou na suspensão provisória da atleta de 39 anos por seis meses, às vésperas das Olimpíadas de Paris.
Charlotte é dona de seis medalhas olímpicas na carreira em hipismo adestramento. Em Londres-2012, ela conquistou dois ouros (individual e por equipes); no Rio-2016, novamente foi ouro no individual, enquanto em Tóqui-2020, venceu dois bronzes (individual e por equipes).
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
No vídeo (veja abaixo), Dujardin aparece chicoteando um cavalo várias vezes em um minuto, durante uma aula com uma aluna de 19 anos, em seu estábulo particular. Pouco antes da suspensão desta terça-feira, 21, ela já havia anunciado sua retirada dos Jogos Olímpicos.
Charlotte Dujardin, Britain's joint-most decorated female Olympian, has been provisionally suspended & will not compete at Paris 2024.
— Good Morning Britain (@GMB) July 24, 2024
This video has emerged of the dressage star which she said showed her 'making an error of judgement'. pic.twitter.com/PQ9rPQTD04
FEI confirma autenticidade do vídeo
A FEI confirmou a autenticidade do vídeo e a suspensão provisória da atleta. A denúncia foi feita por uma fonte anônima que contratou um advogado para enviar as imagens à federação.
“Estamos muito desapontados com este caso, especialmente por estar tão próximo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024″, declarou Ingmar De Vos, presidente da FEI. “No entanto, é nossa responsabilidade e crucial que abordemos qualquer caso de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido.”
Leia mais: “Estrela do Brasil”, entrevista da ginasta Rebeca Andrade ao repórter Eugenio Goussinsky, publicada na Edição 226 da Revista Oeste
Dujardin divulgou um pedido de desculpas, em que afirma que o incidente foi “completamente fora do normal” e um “erro de julgamento”. Três dias antes da cerimônia de abertura de Paris-2024, ela anunciou sua retirada da competição olímpica.
“Surgiu um vídeo de quatro anos atrás que me mostra cometendo um erro de julgamento durante uma sessão de treinamento”, explica a atleta. “O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas.”
Detalhes da suspensão e início da investigação
Durante a suspensão, Dujardin está proibida de participar de qualquer atividade relacionada a competições ou eventos sob a jurisdição da FEI ou de qualquer Federação Nacional. A Federação Britânica Equestre também espelhou a suspensão, tornando-a inelegível para competir em eventos nacionais.
Leia também: “O morcego e o mosquito”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 225 da Revista Oeste
Na última segunda-feira, 22, a FEI recebeu o vídeo que retrata Dujardin em conduta contrária aos princípios do bem-estar dos cavalos. As imagens são de anos atrás, durante sessão de treinamento em estábulo.
Horrível. A pessoa que está montando o cavalo é cúmplice, deveria ser punida também.
Pior é ver o cavalo sofrendo dando coices para se defender das chicotadas. Um cavalo de picadeiro não merece isto