O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quarta-feira, 21, uma série de novos apoios para a Ucrânia vindos de países ocidentais. A declaração aconteceu durante uma reunião que ocorreu em Londres para tratar do tema.
Em seu Twitter, Zelensky afirmou que o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, confirmou um novo pacote de apoio financeiro de £ 3 bilhões para o país.
Enquanto isso, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs um novo mecanismo de € 50 bilhões para apoiar a reconstrução da Ucrânia. Já o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou um novo pacote de ajuda de US$ 1,3 bilhão para as necessidades de energia e infraestrutura.
“A recuperação da Ucrânia se tornará mais previsível graças à unidade e à solidariedade do mundo”, afirmou Zelensky.
Zelensky comemora pacote de sanções
Ainda no âmbito da Conferência de Recuperação da Ucrânia, o presidente comentou o novo pacote de sanções contra a Rússia que foi acordado pelos países europeus.
Segundo ele, a medida limita adicionalmente os lucros que a Rússia recebeu na Europa até agora, bem como bloqueia algumas das rotas para contornar as sanções introduzidas anteriormente. “Todos os nossos parceiros estão totalmente informados sobre quão crítico é bloquear todas as rotas de contornar as sanções”, afirmou.
Esse países ocidentais já gastaram fortunas nessa guerra da Ucrânia/Russia que desconfio que irá levar todos esses países que estão financiando essa guerra, à falência e já existem indícios disso acontecendo. E do lado oposto, a Rússia está cada vez mais rica com a venda em grande escala de suas commodities para o oriente, onde esses países europeus estão pagando pelo petróleo russo estão indo comprar com ágio, evidentemente. Enfim, querem quebrar, então sigam em frente, otários.