Warren Upton, o mais velho sobrevivente vivo do ataque japonês a Pearl Harbor em 1941 e o último sobrevivente do USS Utah, morreu. Ele tinha 105 anos. Upton morreu nesta quarta-feira, 25, em um hospital em Los Gatos, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Upton sofreu um ataque de pneumonia, disse Kathleen Farley ao jornal norte-americano New York Post. Ela é presidente estadual da Califórnia dos Filhos e Filhas dos Sobreviventes de Pearl Harbor.
Pearl Harbor: ponto de partida para a Segunda Guerra
O Utah, um navio de guerra, estava atracado em Pearl Harbor quando aviões japoneses começaram a bombardear primeiramente a base naval do Havaí nas primeiras horas de 7 de dezembro de 1941. O surpreendente e devastador ataque impulsionou os Estados Unidos a ingressarem e intensificar os conflitos no que seria a Segunda Guerra Mundial.
Upton disse à agência de notícias Associated Press em 2020 que estava se preparando para fazer a barba quando sentiu o primeiro torpedo atingir o navio Utah. Ele lembrou principalmente que ninguém a bordo sabia o que fazia o navio tremer. Então, o segundo torpedo veio e a embarcação começou a tombar e afundar.
O então jovem de 22 anos nadou até a costa da Ilha Ford, onde pulou em uma trincheira para evitar que os aviões japoneses metralhassem a área. Ele ficou por cerca de 30 minutos até que um caminhão chegou e o levou para um local seguro.
Upton disse que não se importava em falar sobre o que aconteceu durante o ataque. Em vez disso, o que o chateou foi continuar perdendo companheiros ao longo dos anos. Em 2020, havia apenas três tripulantes do Utah ainda vivos, incluindo ele próprio.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
Havia cerca de 87 mil militares em Oahu no dia do ataque, segundo o historiador militar J Michael Wenger. Depois da morte de Upton, apenas 15 ainda estão vivos.