Em artigo publicado na Edição 142 da Revista Oeste, o jornalista Dagomir Marquezi lembrou que a China já era uma das mais fechadas ditaduras do mundo, porém, o presidente do país, Xi Jinping, aperfeiçoou os métodos de vigilância e repressão a um nível inédito na história.
Segundo Marquezi, o totalitarismo de Xi enfrenta um adversário poderoso: a coragem do povo chinês. O colunista comentou a crescente onda de protestos que acontecem na China desde 24 de novembro.
“É simbólico que tudo tenha começado com um incêndio”, observou Marquezi. “Na quinta-feira 24 de novembro, um edifício pegou fogo na cidade de Urumqi, ao norte da China. Dez pessoas morreram, nove ficaram feridas.”
Leia um trecho
“O jornal britânico The Times publicou no fim da semana passada um retrato do alcance desse tecnototalitarismo. ‘A polícia de Xangai desceu brutalmente no serviço de metrô’, começa o artigo, ‘exigindo que os passageiros entreguem seus celulares destravados e procura por imagens de protestos e aplicativos proibidos. Eles se movimentam metodicamente entre as filas dos nervosos passageiros, como agentes de um estado orwelliano de vigilância.”
“A fúria totalitária não para aí. Quem dirige um carro elétrico tem as informações sobre sua localização, velocidade e direção enviadas a cada 30 segundos para o aparelho estatal de repressão. A pandemia de covid-19 (que surgiu na própria China) é outro instrumento de controle levado às últimas consequências. Cada cidadão obrigado a constantes (e muitas vezes violentos) exames obrigatórios tem seu DNA e seus dados biométricos enviados ao aparelho repressivo.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 142 da Revista Oeste vai além dos textos de Dagomir Marquezi. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, General Eduardo Vilas Boas, Edilson Salgueiro, Roberto Motta, Pedro Jobim, Ubiratan Jorge Iorio, Evaristo de Miranda, Bruno Meyer e Paulo Herrmann.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Não demora alguém percebe que é um homem só. E sem armadura. Uma bala de rifle é suficiente…Ou por fogo em sua casa, como ele faz com a dos outros.
A pandemia foi planejada pelo CPP.
Na China são 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, vamos calcular mais ou menos de 400 milhões de crianças e idosos, sobram 1 bilhão.
O dia que 1 bilhão de pessoas se revoltarem aja Xi para aguentar.
Uma hora o povo não aguenta mais e ai o pau canta.
Abre o olho Xi… Abre o olho.
Essa é a esquerda que alguns brasileiros muito mal informados defendem e votaram no cachaceiro (uns 15% dos votantes), os demais votos precisamos verificar através do código fonte, o qual eu acho, que o Xi deve ser o fiel depositário….kkkkk