Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que beber uma xícara de café sem açúcar a mais por dia ajuda a controlar o peso no longo prazo.
Os resultados do estudo, publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition na semana passada, indicam que a xícara extra de café sem açúcar poderia evitar o ganho de até 120 gramas em quatro anos.
Uma colher de chá de açúcar já atrapalha no controle de peso

As mudanças foram mais significativas em pessoas jovens com sobrepeso ou obesidade. Mas adicionar uma colher de chá de açúcar já evitaria o emagrecimento.
Nos Estados Unidos, 20% das crianças e 42% dos adultos são obesos, de acordo com o jornal britânico Daily Mail. Pesquisadores da Escola Médica de Harvard em Boston, Massachusetts, usaram dados de três estudos anteriores de larga escala de 1986 e 2015.
Neles, os participantes responderam a questionários sobre os alimentos e bebidas que ingeriam durante o dia. Eles também preencheram dados sobre o peso. Em quatro anos, a pessoa ganha em média 90 gramas de peso se adicionar apenas uma colher de chá de açúcar à xícara de café.
Leia também
O estudo revelou ainda que adicionar “creme ou branqueador de café não lácteo” não pareceu ter efeito sobre o peso. Mas o estudo não aponta o ganho ou perda de peso relacionados simplesmente ao consumo (ou falta dele) de açúcar no café.
Uma das hipóteses é que as pessoas que adicionam açúcar no café têm maior probabilidade de comer mais doces no dia a dia, o que levaria a ganhar peso. E que aquelas que bebem café sem açúcar podem estar mais conscientes da redução do açúcar em sua dieta no geral.
120 gramas de emagrecimento em 4 anos? Há erro na informação ou alguém perdeu a noção do razoável em Harvard?