O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, deixa o cargo de representante do país asiático nesta sexta-feira, 25. O diplomata anunciou a saída do cargo por meio do Twitter, com uma série de mensagens de despedida.
“Os três anos que passei neste nobre país foram uma experiência valiosa na minha carreira diplomática”, escreveu Wanming, que ainda não tem data para sair. “Oportunidade pela qual me sinto profundamento honrado e orgulhoso.”
Caros amigos, minha missão como Embaixador da China no Brasil está chegando ao fim. Os três anos que passei neste nobre país foram uma experiência valiosa na minha carreira diplomática, uma oportunidade pela qual me sinto profundamente honrado e orgulhoso. pic.twitter.com/ixcgPPvuK0
— Yang Wanming (@WanmingYang) February 25, 2022
De acordo com Wanming, a China desenvolve suas relações com o Brasil sob uma perspectiva estratégica e de longo prazo. Ele garantiu que o país asiático está “disposto a unir forças” para levar adiante a Parceria Estratégica Global.
Ainda não está clara a razão pela qual Wanming deixa o cargo. Desde 2020, o presidente Jair Bolsonaro tem pedido ao governo chinês para mudar o representante diplomático no Brasil, que vinha provocando polêmicas.
Confusão de Yang Wanming com autoridades brasileiras
Em abril de 2021, Wanming atacou o ministro da Economia, Paulo Guedes, que sugerira que o Partido Comunista da China criara o novo coronavírus. No ano anterior, em setembro, o embaixador subira o tom contra o que chamara de “uma série de “comentários difamatórios” feitos pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) sobre o 5G do gigante de tecnologia Huawei.
À época, Eduardo afirmara que a empresa pratica espionagem de usuários a mando da ditadura asiática. Na ocasião, a polêmica fez o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, desautorizar as declarações da China sobre o episódio envolvendo o parlamentar. Wanming rebateu ao lembrar que a China estava doando insumos para vacinas.
Leia também: “A fraqueza ocidental”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 101 da Revista Oeste
Alguém vai se deitar no chão para que ele pise em cima para subir na escada para o avião?
Esse sujeito falhou na missão em derrubar o presidente Bolsonaro. O Xi Jiping não é tolo. Após ver o presidente Bolsonaro sendo recebido pelo Putin; resolveu substituir o embaixador. E naturalmente o ditador chinês já sabe que o Bolsonaro será reeleito.
Maldito seja!
Tchau querida
Este x9 já vai tarde…era mais um espião chingling….outro vagabundo chinês…..são traiçoeiros…eu não confio em nenhum deles…
Até nunca mais.
Adeus, vá comer seus cachorros lá na casa do c******.
Que caia o avião deste fdp…
Demorou!
Que dia lindo!!!!!!!
Já vai muito tarde nunca deveria ter vindo…
Este embaixador, fez um tremendo estrago da imagem da China no Brasil.
Bolsonaro vacilou, em não ter chutado este chinês fora do Brasil no dia seguinte às suas declarações infames!
Grande dia! Beijinhos.
Já vai tarde!
Kleber, infelizmente outros virão. E como politico brasileiro, salvo raras exceções, se vendem barato, é possivel que o sucessor nem gaste todo o ‘budget’ que traz na bagagem!!! RATOS!!!!
CHINÊS VAGABUNDO, SAFADO… COMO TODOS OS OUTROS. RAÇA DE GENTE RUIM!!!
BANDO DE SANGUE-SUGAS!!!!!!!
Já vai tarde e não deixará saudades.
Palhaço !!! Se fosse embaixador outro país já tinha sido deportado !!! Falou demais para um simples cargo de embaixador!
Vá e não volte !!!
Quem é o palhaço aqui? Ele que desempenhou o seu papel direitinho, de acordo com o planejado, ou nós que permitimos os absurdos que ele fez aqui?
Andamos dando mostra de sermos um povo fraco; a atuação dele provou isso. Será substituido. E nós, quando vamos substituir nossa passividade?
Essa coisa horrenda já vai muito tarde, mistura de escorpião, cascavel e morcego. O maia, o Pacheco, o dória deviam todos ir com ele. Arrogância de neofacista, ditador, demorou muito por aqui. Fechou muitas propinas com esses governadores prostitutos.
Foi tarde
Espero que sua ação corrompedo os políticos brasileiros tenha chegado ao final.
Seria possível levar na bagagem o Lula e o Doria?