O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta quarta-feira, 22, que o Brasil, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), perdeu a oportunidade de desempenhar um papel relevante na mediação de acordos para encerrar a guerra contra a Rússia. Ele afirmou que o petista já não exerce influência significativa nas negociações.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A afirmação ocorreu durante uma pergunta feita pela Rede Globo no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Durante seu discurso no evento, Zelensky comentou a postura do Brasil e de seu líder em relação ao conflito.
“Hoje eu acho que o trem do Brasil, para ser sincero, passou”, disse o presidente ucraniano. “Falei com Lula, nos encontramos e pedi que ele fosse um parceiro para acabar com a guerra etc. Agora ele não é mais um ‘player‘. Ele também não será um ‘player‘ para Trump.”
O presidente ucraniano tem criticado a posição de Lula, que participou de uma proposta de acordo para o fim do conflito ao lado da China. Kiev considerou a iniciativa inaceitável e a interpretou como um reforço às demandas de Moscou.
Em 2024, as relações entre Zelensky e Lula foram marcadas por críticas
As relações entre os dois líderes foram marcadas por trocas de críticas ao longo de 2024. Em abril, Zelensky afirmou à Folha de S.Paulo que Lula cometeria um grande erro ao decidir se reunir com Vladimir Putin, presidente da Rússia. Em setembro, Lula rebateu e disse que Zelensky não avançava no caminho da paz e deveria adotar uma solução diplomática, e não militar.
Nos primeiros dois anos de mandato, Lula tentou se posicionar como mediador no conflito. No entanto, suas declarações foram interpretadas por aliados ocidentais de Kiev como favoráveis a Moscou e não tiveram impacto. Em 2023, durante a Cúpula do G7 no Japão, uma tentativa de encontro entre Lula e Zelensky fracassou. O presidente ucraniano afirmou que a reunião não ocorreu por falta de interesse de Lula.
O ucraniano demorou muito para constatar o óbvio.
Enquanto os fanatizados zumbis petistas sonham que Lula é um “estadista”, a realidade se impõe e mostra que o cachaceiro não passa de uma farsa, de um oportunista que ama ditaduras e não tem capacidade moral nem intelectual para realizar nada grande e útil para seu país. Seu único objetivo é ter total domínio sobre a opinião pública, ter acesso irrestrito ao dinheiro do tesouro e se perpetuar no poder sem críticas.
Não se perde aquilo que NUnca teve.
Esse cidadão é irrelevante
Agora que Zelensky descobriu que Lula hoje um galo velho goguento senil e insano não manda nem no galinheiro dele? tá certo que no naufrágio a gente se aferra a qualquer merda que flutue …
O problema é que os eleitores do Lula, não prestam atenção que o Luis Inácio da Silva, vulgo Lula (1978) sempre exprimiu as mesmas idéias estúpidas.
Esse desqualificado e descondenado não tem relevância nem no “buteco” frequentado pelo Zé Cachacinha, o bêbado do bairro. Como é que vai intermediar negociações entre agredido e um truculento invasor!
Se nem o pária Nicolas Maduro o mané embriagado, mei caro!
Um condenado, retirado da cadeia e colocado na presidência graças aos seus “cumpanheros” e as “urnas mágicas do Valdemort”, teria alguma relevância internacional de verdade? Tem que ser muito mula pra acreditar no que esse mentiroso contumaz diz…
E por acaso já teve alguma relevância? ANTONIO CARLOS DORO
E por acaso já teve alguma relevância? ANTONIO CARLOS DORO
O NINE disse que ia resolver essa guerra num boteco tomando cerveja. O que aconteceu com esta solução fantasiosa do NINE ??? É o que todos nós já sabemos, o PT e suas filiais (PSOL,PDT,Pc.do B e etc) só sabem fazer narrativas mentirosas.
Esse NINE é um ser desprezível, que vai ter um triste fim, morrendo sozinho em uma cela na cadeia.
Só os otarios acreditam em ladrões do dinheiro do pagador de impostos, mau caráter não segue um padrão a não ser se aproveitar doa ingênuos.
É anão diplomático que chama, né?
O governo Lula decidiu manter sobre sigilo as pesquisas de SECOM, mas decidiu liberar sobre Jair Bolsonaro. É muito evidente que o LL tem muito a esconder. É uma confissão clara… ele dá um tiro no pé.
O desmoronamento do Lula vem de todas as direções. “O trem do Brasil passou”, referindo-se ao LL com sua política e administração desastrosa. Além da falta de credibilidade no que ele fala.