O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em uma reunião neste domingo, 7, que vai perder a guerra contra a Rússia se o Congresso dos EUA não aprovar o auxílio militar no valor de US$ 60 bilhões a Kiev.
“É necessário dizer especificamente ao Congresso que, se não ajudarem, a Ucrânia perderá a guerra”, afirmou Zelensky, durante uma conferência por vídeo na plataforma de arrecadação de fundos United24.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O impasse sobre a ajuda militar se deve aos republicanos. Desde o início da guerra, em 2022, Washington já destinou cerca de US$ 111 bilhões a Kiev. Esse valor é considerado alto, segundo os conservadores.
Segundo o presidente da Câmara, Mike Johnson, o atual foco dos parlamentares é aumentar a defesa na fronteira com o México para reduzir a travessia ilegal de imigrantes. “Os republicanos da Câmara foram transparentes desde o início das discussões de que qualquer legislação suplementar de segurança nacional deve reconhecer que a segurança nacional começa em nossa própria fronteira”, afirmou Johnson.
Sem garantias do envio do auxílio norte-americano, a Rússia intensificou seus ataques em Kiev. A falta de armamento, aliada à baixa no número de soldados, enfraqueceu as respostas ucranianas aos adversários. Essa corda bamba fez com que os soldados direcionassem o foco apenas nas defesas das áreas.
Em meio à discussão no Congresso dos EUA, Rússia lança 24 drones contra a Ucrânia
A Rússia lançou 24 drones de ataque contra a Ucrânia nesta segunda-feira, 8. O objetivo da operação foi atingir infraestruturas críticas no sul e no leste do país, informou a Força Aérea da Ucrânia.
O ataque foi uma retaliação à ofensiva ucraniana contra uma cúpula acima de um reator desligado na usina nuclear de Zaporizhzhia, que é controlada pela Rússia.
Leia mais: “Soldado brasileiro fratura pernas e perde visão de um olho ao pisar em mina na Ucrânia”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro