Nesta quarta-feira, 21, quando a invasão da Ucrânia pela Rússia completa 300 dias, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden, na Casa Branca, e discursar no Congresso dos Estados Unidos.
De acordo com a imprensa internacional, Zelensky será recebido às 16 horas (horário de Brasília) na Casa Branca e, 30 minutos, depois fará uma reunião bilateral com Biden no Salão Oval. O encontro tem previsão de durar duas horas.
Depois disso, por volta de 18h30, os dois presidentes devem conceder uma entrevista coletiva. Biden deve anunciar um pacote de ajuda à Ucrânia, de cerca de US$ 2 bilhões, que incluirá uma bateria de mísseis Patriot, um dos sistemas mais eficazes na defesa aérea.
É a primeira viagem ao exterior do ucraniano desde que a guerra começou, e os EUA, ao lado da União Europeia, são os principais aliados da Ucrânia contra a Rússia.
No início da noite, Zelensky irá ao Congresso dos EUA, para um discurso e uma reunião conjunta com deputados e senadores. Depois de deixar o Capitólio, ele voltará à Ucrânia.
A visita de Zelensky aos EUA foi organizada há dez dias. Em 11 de dezembro, Biden e Zelensky conversaram por telefone sobre a possibilidade da visita e no dia 14, o convite foi formalmente feito pelos EUA.
Relacionadas
Zelensky criminoso de guerra pau mandado dos americanos e europeus para venda de armas e não esta nem ai para o povo da Ucrânia – enquanto o povo morre ele sai nas capas de revista limpinho fazendo pose – vai para fronte da guerra SAFADO
Tudo um grande teatro globalista. Quem paga o preço como sempre é o povo que perde a vida. Estao todos unidos e lutando para que o mundo passe por uma grande fome e outras pestes, e que Europa seja completamente desintegrada. Depois virao pelo Brasil e os nossos recursos naturais.