Os advogados Taniéli Telles, Marta Padovani e Cláudio Luis Caivano se reuniram, nesta quarta-feira, 4, com a deputada argentina Maria Cecília Ibanez, da base do governo Javier Milei no Parlamento, a fim de discutir a situação de centenas de exilados do 8 de janeiro naquele país.
Maria Cecília convidou o grupo para seu gabinete no Congresso, em Buenos Aires. A Oeste, Taniéli afirmou que a deputada se comprometeu a ajudar os exilados na obtenção de residência. Dessa forma, as pessoas que fugiram do Brasil poderão ter acesso ao serviço de saúde no país, assim como à educação e a programas sociais.
“Saímos com a certeza de que nossos assistidos e irmãos perseguidos terão apoio para recomeçarem suas vidas e estarão a salvo da perseguição da ditadura brasileira”, disse Taniéli.
De acordo com a advogada, os exilados estão em situação precária e, por isso, precisam da ajuda do governo Milei.
Exilados do 8 de janeiro na Argentina
Em maio deste ano, a Revista Oeste publicou, com exclusividade, como é a vida de brasileiros que deixaram o país, em virtude da possível condenação do Supremo Tribunal Federal, por causa do 8 de janeiro.
Grupos estão espalhados em países da América do Sul, como Argentina e Uruguai.
Leia também: “Os exilados do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Já é alguma coisa, mas diante da gravidade seria necessário um esforço maior que envolvesse instituições de direitos humanos internacionais.
A que ponto infelizmente chegamos e ainda dizem que somos uma democraci.
Essa deveria ser a prioridade número zero pra qualquer congressista que não usasse calcinha, pois são todos interesseiros.