A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), disse que o plano de trabalho do colegiado pretende direcionar as investigações aos financiadores e aos “autores intelectuais” dos atos de depredação na Praça dos Três Poderes. Eliziane quer tirar qualquer foco do governo Lula e — especialmente — blindar o ministro Flávio Dino (Justiça).
A parlamentar disse a Oeste que já é possível saber quem foram os executores dos atos de vandalismo. “Há centenas de pessoas indiciadas”, disse a relatora. “Precisamos analisar os fatos que antecederam a esses atos, no sentido de quem incentivou.”
A estratégia indicada por Eliziane obviamente difere dos planos da oposição. Proposta pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE), a CPMI pretende apurar os responsáveis pelos atos de vandalismo registrados nas sedes dos Três Poderes.
Diferentemente dos governistas, o requerimento — proposto pela oposição — quer investigar se houve leniência do governo com quem destruiu prédios públicos. Além disso, averiguar as condições das pessoas que foram presas e são acusadas de participarem dos atos de depredação.
Eliziane, no entanto, destacou que o plano de trabalho ainda não foi definido e que será elaborado para contemplar minimamente a maioria e a minoria. “Sou uma democrata e, obviamente, vou ouvir a todos”, disse. O plano deve ser divulgado na próxima quinta-feira 1° de junho.
A relatora explicou que as oitivas da CPMI devem começar daqui a duas semanas. Ainda não é possível saber quantos e quais requerimentos já foram propostos no colegiado, mas o número deve ser alto.
Nos bastidores, alguns parlamentares falam que já existem cerca de 50 requerimentos. Por fim, Eliziane ressaltou que uma possível convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro será “debatida”.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O que se pode esperar de uma aliada de Flávio Dino? Desprepara, obvio.
“Existem situações em que até os idiotas perdem a modéstia.” Nelson Rodrigues
Será que essa aí consegue atravessar uma rua mastigando chicletes?
+ uma integrante da esbórnia.
Esse Parlamento brasileiro não serve para nos representar. É o sistema que continuará dando as cartas.
É lamentável que uma CPI tão importante como essa seja relatada por quem não tem preparo adequado, isenção política, seriedade. Enfim, será mais uma dessas que não acontecem nada, não apuram nada, não servem para nada. A não ser como sorvedouro do dinheiro público, isso sim, é uma repetição.
É triste e imoral!
Vixi, vai chegar no lulla
Foi essa senadora aí que o senador Girão fez questão de apoiar pra relatora da CPMI?
Mais uma esquerdista despreparada para o cargo de senadora.
Esquerda sempre caçando e perseguindo quem pensa, e odiando intelectuais (mais ou menos a mesma coisa).
Odeia Ciência,
Odeia arte,
odeia literatura,
Odeia gente,
Odeia tudo que não seja fake, a começar por valorizar falsidades artísticas e em geral.
Cow!
Como a oposição aceita isso? É decepção atrás de decepção. Já deu para ver o que essa senhora pretende.
A oposição é fraca esta que é a verdade.
Se próprio senador Girão fez questão de defende-la pra relatoria, sendo ela uma aliafa de Flávio Dino, você quer o qu?. Com essa ‘oposição’ feita de geleia, estamos totalmente a pé.