O deputado federal Antônio Brito (PSD-BA) — candidato do presidente do PSD, Gilberto Kassab, à presidência da Câmara dos Deputados — reuniu, na noite da terça-feira 9, lideranças partidárias do governo, a oposição e ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma festa.
O encontro ocorreu em um restaurante de Brasília, em comemoração aos aniversariantes do mês do PSD e de confraternização da bancada. A avaliação é que Antonio Brito não vai retirar a candidatura ao posto e que está aberto a construir uma chapa, incluindo até a oposição. Ele se encontrou recentemente com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Compareceram ao evento o presidente do PL, Valdemar Costa Neto; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), candidato à presidência da Casa; e o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), também candidato ao posto.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
No âmbito da Esplanada dos Ministérios, estiveram na festa de Antonio Brito alguns nomes, como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Ricardo Lewandowski (Justiça), José Múcio (Defesa) e Luiz Marinho (Trabalho).
Os líderes do governo no Congresso e na Câmara Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e José Guimarães (PT-CE), respectivamente, também marcaram presença. A jornalistas, Valdemar não descartou que o PL apoie outro candidato, sem lançar um nome próprio para a eleição da Mesa da Câmara.
+ Reforma tributária: em novo relatório, carne continua fora da cesta básica
Ele disse que conversaria, nesta quarta-feira, 10, com o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), responsável pelas articulações para a Mesa. Segundo Valdemar, estarão na mesa de negociações pautas importantes para a oposição como condição de apoiar um nome fora do PL. Além disso, o partido espera ter a relatoria do Orçamento de 2025 e mais espaço no comando das comissões da Casa.
Com relação à presidência do Senado, o presidente do PL avaliou a interlocutores que o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) “tem muita chance”. Desse modo, haveria a possibilidade de o PL apoiar Alcolumbre em troca de uma cadeira na vice-presidência da Casa.
+ Reforma tributária: deputado petista vai ser relator de principal projeto
Em certo momento da festa de Antonio Brito, Lira chamou Valdemar para uma conversa particular no canto do salão. O líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), também estava na conversa.
A festa de Antonio Brito também contou com a presença do sambista carioca Dudu Nobre e da cantora baiana Gilmelândia. Foram servidos aos convidados camarão, carnes, massas e peixe.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Todos canalhas
Pelo amor de Deus; Alcolumbre é um traidor descarado. Votem em alguem que seja contra esse governo de ladroes
Fora Alcolumbre!! Deus nos livre e guarde dessa maldição…
Davi Alcolumbre. Estado : AP ; População : 750.000 ( 0,3% do Brasil ) ; PiB do Estado 18,5 Bilhões ( 0,17% do Brasil ). Tomem vergonha na cara, seus incompetentes ! ! Até qdo ?
Concordo. Por que escolhem só candidatos do Nordeste? Esse Alcolumbre já foi péssimo na gestão anterior.