Durante a CPAC Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Argentina, Javier Milei, receberam um relatório sobre violações contra presos do 8 de janeiro.
O documento foi entregue a aliados dos dois líderes pelos advogados Carolina Siebra e Ezequiel Silveira, membros da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav).
A denúncia da Asfav cita alguns tópicos, entre eles, o “tratamento desumano e degradante” aos manifestantes, prisões de menores e violações do devido processo legal.
Conforme o texto, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou a ampla defesa aos detidos. “As defesas têm sido sistematicamente impedidas de exercer sua função de forma plena”, constatou a Asfav. “O acesso a provas essenciais, como os vídeos de segurança dos palácios, foi negado por meses, sendo liberados apenas após o início das audiências de julgamento, impossibilitando a análise adequada do material.”
Também há críticas às penas estabelecidas pelo STF, à desconsideração de provas levantadas por advogados e aos acordos de não persecução penal oferecidos pela Procuradoria-Geral da República.
“Apesar de todos os esforços, o cenário de violações de direitos persiste”, observou a Asfav no dossiê entregue a Bolsonaro e a Milei. “Os réus do 8 de janeiro seguem presos, seja nos presídios, seja em prisão domiciliar, com aparelhos de monitoramento eletrônico, que os impede de trabalhar, submetidos a condições desumanas e a um julgamento injusto e parcial.”
Bolsonaro e Milei na CPAC
Na noite do sábado 6, Bolsonaro recepcionou Milei em Balneário Camboriú (SC), onde ocorreu a CPAC.
Compareceram ao ato os governadores Jorginho Mello e Tarcísio Gomes e Freitas (SP).
O porta-voz do governo da Argentina, Manuel Adorni, disse que o encontro com Bolsonaro e Milei é “prioritário”.
Leia também: “Os exilados do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Milei precisa é dar espaço e voz ao Argentino que fez o estudo sobre a apuração da eleição no Brasil, pois aqui dentro do país nunca terá vez…