A oposição ameaça uma “obstrução” das comissões permanentes e do plenário da Câmara dos Deputados caso o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) não paute a votação do PL da Anistia na próxima semana.
Uma reunião entre Motta e demais líderes nesta terça-feira, 1° de abril, deve servir como termômetro. Caso não haja um aceno positivo do presidente para a anistia, os parlamentares de direita devem intesificar a obstrução na Casa.
+ O que esperar da reunião sobre o PL da Anistia na Câmara
Na manhã desta segunda-feira, 31, o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou a Oeste que confia no “compromisso” feito por Motta nas eleições para a presidência da Casa. O parlamentar garantiu o apoio da legenda ao garantir a tramitação da anistia.
“Temos uma expectativa positiva para pautar”, afirmou Sóstenes. “O Motta tem palavra e compromisso conosco de pautar a anistia e nós confiamos nisso. Assim como sabemos que ele tem apoio a pedidos do PT, não relacionadas à essa proposta, temos a perspectiva de que ele vai cumprir seu compromisso conosco.”

Oposição quer um posicionamento de Motta sobre a anistia
Ainda de acordo com Sóstenes, serão apresentados dois documentos de apoio ao PL da Anistia para Motta nesta semana. Um com as assinaturas dos líderes partidários que apoiam a proposta e, o segundo, com os deputados que devem votar a favor.
O líder do PL afirmou que já contabiliza mais de 310 votos favoráveis para a proposta — sendo necessários 257 para aprovação e seguimento da matéria para o Senado Federal.
+ ‘Vamos intensificar a pressão pela anistia’, diz Carol De Toni
Para a líder da minoria na Câmara, deputada Carol De Toni (PL-SC), “já passou da hora de pautarmos o PL da Anistia”. “Não recuaremos em relação à proposta”, garantiu.
“Temos apoio popular, respaldo de diversos partidos e seguimos em obstrução – assim permaneceremos até que o projeto seja votado”, afirmou. “Anistia não é questão política, é questão de justiça. Quem tem o mínimo de compaixão e conhecimento jurídico sabe: não há democracia quando opositores são perseguidos de forma tão cruel. Seguiremos firmes.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Extrema esquerda formada por bandidos ,comem na mão do STF
Sempre elegem os mais corruptos para presidência das casas, e estes se borram do stf, então não há esperança de que paute e, se pautar, para no sendo, na mão de outro corrupto.
Já passou dois anos da hora de parar tudo na Câmara. Espero ação, não palavras.
Não votaram nesse TOPO GIGIO? Aguentem!!! Até hoje não me conformo. Tiveram dois anos para se preparar e lançar um candidato próprio; não o fizeram.
em 2 anos inumeras vezes ouvi a ameaça que iriam parar tudo, só que não vão, é apenas teatro, se pararem tudo não terá motivo pra manifestação no 6 de abril, e nao havera motivo pra outras manifestações e bravatas que vao ocorrer apos o 6 de abril. ACORDE AMIGO BRASILEIRO, O SABIO ENEAS JA DIZIA: NÃO EXISTE DIREITA E ESQUERDA, O QUE EXISTEM SAO PESSOAS QUERENDO PERPETUA-SE NO PODER E SUGAR O MAXIMO QUE CONSEGUEM DA POPULACAO IGNORANTE PRA MANTER SEUS PRIVILEGIOS.