Recém-oficializado como candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta (PB) se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro, na quarta-feira 5.
No encontro, segundo interlocutores do deputado paraibano, Bolsonaro teria fechado apoio a candidatura de Motta e, consequentemente, incluído o PL na lista de partidos que apoiam o nome dele na disputa.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Agora Hugo Motta despontaria como favorito na disputa, contando com os apoios que vão desde Bolsonaro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta semana, após renunciar a candidatura à presidência da Câmara, o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), se encontrou com Lula e disse ter costurado o apoio do petista ao nome de Motta.
+ Novo nome para sucessão, Hugo Motta tenta repetir apoio recorde de Lira
Pereira inseriu o deputado paraibano na disputa ao desistir da própria candidatura. A avaliação dele é que Hugo Motta reuniria mais apoios para suceder o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O próprio Lira, segundo aliados, também já teria fechado questão em prol do deputado republicano.
Apesar disso, membros do PL alegam que o apoio da sigla a Hugo Motta estaria condicionado a ele assumir um compromisso público com a bancada com relação às pautas de interesse deles, a exemplo do Projeto de Lei (PL) que anistia os presos do 8 de janeiro.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Que pautas seriam de interesse comum entre Bolsonaro e o delinquente do PT ? O que tem forma de estrume, cheiro de estrume e aparência de estrume geralmente é estrume.
O Bolsonaro quase sempre erra na hora de escolher alguém.