Na manhã de 6 de junho, o motoboy e personal trainer José Cézar Duarte Carlos, de 33 anos, foi surpreendido por agentes da Polícia Federal (PF) com mandado de prisão autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes.
O Supremo Tribunal Federal (STF) sentenciou o motoboy a 17 anos de cadeia, em virtude do 8 de janeiro, em 11 de março. Na manifestação, Carlos estava no Palácio do Planalto, onde acabou detido.
Conforme o documento da PF, a operação se justifica pelo “receio de possível fuga” de Carlos. Poucos dias antes da operação, o portal UOL publicou uma reportagem sobre a presença de “foragidos” na Argentina e Uruguai. Dessa forma, Moraes expediu ordens judiciais para prender essas pessoas, que abrangem também gente no Brasil.
De acordo com a advogada Bruna Cavalcante, que atua na defesa de Carlos, o motoboy ainda tinha um recurso pendente no próprio STF. Portanto, o caso não havia sequer transitado em julgado.
O estado de saúde do preso a mando de Alexandre de Moraes

A noiva de Carlos, a advogada Valquíria Xavier, contou que o companheiro tem Transtorno Afetivo Bipolar com surto psicótico. Médicos diagnosticaram a doença em 2020.
Antes de ir para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), Carlos se recuperava da crise que teve ao descobrir que havia sido condenado.
Na cadeia, Carlos teve outra crise porque recebeu ameaças de detentos. “Agora, está recebendo tratamento na enfermaria do presídio, recobrou a consciência, mas está muito triste e depressivo”, contou a mulher. Nos primeiros dias da volta ao cárcere, Carlos se recusava a comer, a beber, a fazer higiene pessoal e a tomar a medicação da qual necessita.
Valquíria disse que o relatório médico da penitenciária informa que o local não tem condições de fornecer o tratamento adequado. A defesa vai requerer a liberdade provisória do motoboy.
Essa situação tem impactado também na saúde da família. Carlos tem uma filha de 11 anos que depende financeiramente dele. Por causa da prisão do pai, a menina, que hoje mora com a mãe, está “com sofrimento mental”, relatou a madrasta.
Leia também: “Os exilados do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Temos psicopatas criminosos no stflixo porque temos congressistas vaga bundos e mais criminosos ainda.
Precisamos tirar o Pacheco da politica
Mandar o traste de volta para casa
O senado precisa pautar o impeachment destes ministros
Age por puro sadismo e psicopatia.
Condenar sem motivos a prisão de um rapaz que sofre de grave doença mental é o ápice da tirania.
“Adevogado” do Beciga, vidente, aprendiz de Torquemada e Maquiavel, não se cansa de aumentar a lista de crimes para sua própria condenação.
Omisso Pacheco consegue ser pior do Alexandre de Moraes.
Esse Pacheco “não vale o que gato enterra!”
Muito triste isto. É perseguição com sadismo.
Acredito que Jesus está voltando e que AM será o primeiro a ser julgado e enviado para há apenas choro e ranger de dente. A justiça dos homens é falha. A de Deus jamais.
Moraes pagara no inferno por todas as suas arbitrariedades e maldades. Ditador.
A passividade do nosso povo me preocupa.
Concordo.
Também a mim…