A vitória da chapa do empresário e advogado Antônio Rueda no comando do União Brasil pode fazer o partido voltar a discutir a formação de uma federação com o PP.
A declaração é do líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA). Segundo ele, o Republicanos também pode ser incluído nas negociações.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
A eleição de Rueda aconteceu nesta quinta-feira, 29, e contou com ofensivas do atual mandatário da legenda, Luciano Bivar (PE), que tentou adiar o pleito, mas não obteve sucesso. Durante o pronunciamento oficial de Rueda, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), apareceu para felicitá-lo. Rueda só tomará posse em junho.
“O PP, viu Ciro, o PP é um partido irmão”, disse Elmar ao ver o senador. “Eu espero que, a partir de a manhã, aqui internamente, a gente possa voltar a discutir a nossa federação por uma coisa importante para o Brasil. Você sabe que eu sou defensor disso. Sei que nós, com o PP e, talvez, com o Republicanos podemos caminhar, entregar um caminho muito positivo para o nosso país, colocarmos interesse da nossa nação à frente de tudo.”
Em 2023, os dois partidos chegaram a discutir uma possível federal. Mas as negociações não foram adiante. Segundo Elmar, a federação não teria sido oficializada pela “condução” que o partido tinha, ou seja, pela condução de Bivar.
Após as declarações de Elmar, o líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), destacou que esse não é o “melhor momento” para iniciar a conversa sobre a federação.
“É um tema claro que traz diferentes visões, não acredito que seja para 2024”, declarou Efraim a jornalistas. “Um tempo hábil ainda para poder conversar com ambos os partidos tanto PP como Republicanos, mas algo que, pós-eleições municipais, dependendo do desenho que sair das urnas. Talvez nas eleições 2026, possa ser estudado o diálogo entre os partidos.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].