O advogado Paulo Faria, que atua na defesa do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), pediu à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP-RJ) para investigar como aconteceu o vazamento de uma foto em que o político carioca aparece com o uniforme da SEAP no presídio de Bangu 8.
“Há a urgente necessidade de sindicância para apurar como se deu o vazamento de informações, no caso, imagem do custodiado à imprensa, e que provocou sérios danos à sua imagem”, argumentou o advogado. “Algo interno foi ‘vazado’ ilegalmente e publicado pela imprensa, com claro intuito de difamar a imagem do custodiado, violando a sua intimidade e imagem.”
Na terça-feira 21, o jornal O Globo publicou uma reportagem sobre Silveira e usou a foto citada pela defesa. Segundo Faria, o veículo foi o primeiro a exibir a imagem publicamente. Depois, outros portais de comunicação como, a Revista IstoÉ, o portal Terra e o site Perfil Brasil publicaram reportagens sobre o ex-parlamentar com a mesma fotografia.
Relacionadas
“É constrangedora e humilhante a imagem apresentada nas reportagens, e que, por óbvio, teve sua origem no Presídio de Benfica, onde a imagem foi feita por agentes públicos, e ilegalmente ‘vazada’ para meios de comunicação interessados unicamente em rebaixar a imagem de Daniel Silveira”, continuou Faria. Por fim, o advogado pede à SEAP-RJ que puna “exemplarmente” os responsáveis pelo vazamento das imagens.
Silveira preso
Em 2 de fevereiro, um dia depois de perder o mandato, a Justiça prendeu Silveira, a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o magistrado, o ex-deputado violou algumas medidas restritivas de uma condenação de 2022. Silveira, no entanto, foi beneficiado pelo indulto do ex-presidente Jair Bolsonaro no ano passado.
No sábado 25, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, definiu que em 13 de abril será julgado o indulto concedido a Silveira. A determinação acontece depois de inúmeros pedidos da defesa do ex-deputado, pois o político carioca permanece preso.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Ainda tem gente que idolatra o “seu” deus jegue de ouro mesmo com um desgoverno composto pelo pior que o país já teve.
Aqui só serve para elogiar um sacana desse mau-caráter e cagar pela boca tem que se f…. na cadeia estúpido. Perdeu mané!
Vaza!!!!!
Se eu fosse o depurado, processaria geral… Danos morais.
Só no Brasil não se cumpre a Constituição e o Indulto que está previsto na Carta Magna não é respeitado.
PRESO POLITICO,POR OPINIÃO. ENQUANTO ISSO ANDRE DO RAP ,GEDDEL ,SERGIO CABRAL RIEM
Preso político. Não cometeu nenhum crime. Ditadura comunista é assim, se você não for comunista não pode dar opinião, reclamar, xingar e se pronunciar. Senão cadeia sem o devido processo criminal, fora da lei e assim sem choro e vela.
Indultado e preso! Este país, se jogar uma lona em cima, vira circo; se acender luz vermelha, vira puteiro.