A delação do tenente-coronel Mauro Cid, divulgada nesta quarta-feira, 19, revelou as pessoas que teriam encorajado o então presidente Jair Bolsonaro a viajar para o exterior, após a Justiça Eleitoral declarar Lula eleito.
“O próprio colaborador sugeriu que o ex-presidente deveria sair do país, que o grupo era composto de Paulo Junqueira, empresário do agronegócio, que financiou a viagem do presidente aos EUA; por Naban Garcia, que ocupou algum cargo na Secretaria de Agricultura, e, por fim, o senador Magno Malta (PL-ES), que tinha uma posição mais radical e se juntou ao referido grupo entendendo que o presidente deveria deixar o país”, informou trecho da colaboração premiada de Cid firmada com a Polícia Federal.
Benefícios pleiteados por Mauro Cid ao firmar delação
Cid pediu benefícios judiciais ao firmar a delação.
De acordo com o documento, Cid solicitou perdão judicial e pena privativa não superior a dois anos.
Conforme a lei, os benefícios podem ser concedidos a conta-gotas e, até mesmo, revogados, se o colaborador mentir.
Cid quase perdeu as garantias, em novembro de 2024. Isso porque a revista Veja publicou diálogos nos quais punha o militar em contradição. “Os policiais federais queriam que eu falasse coisa que eu não sei, que não aconteceu”, disse. “Você pode falar o que quiser. Eles não aceitavam e discutiam. E discutiam que a minha versão não era a verdadeira, que não podia ter sido assim, que eu estava mentindo.”
Prêmio

A seguir, os pedidos de Cid:
- Perdão judicial ou pena privativa de liberdade não superior a dois anos;
- Restituição de bens e valores apreendidos;
- Extensão dos benefícios para pai, esposa e filha maior, no que for compatível;
- Ação da Polícia Federal visando a garantir a segurança do colaborador e seus familiares, bem como medidas visando a garantir o sigilo dos atos de colaboração.
Leia também: “Lula rumo ao fim”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 247 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].