O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse, nesta segunda-feira, 20, que a morte do vendedor Cleriston Pereira da Cunha, o “Clezão” preso no 8 de janeiro, reforçou a necessidade de o Congresso Nacional votar o projeto de lei (PL) que prevê anistia para os detidos naquela data.
“A morte de Cleriston Pereira da Cunha reforça a necessidade de votação, urgente, do projeto de lei da anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro”, disse o parlamentar, a Oeste. “A falta do devido processo legal a essas pessoas está destruindo vidas e famílias.”
O que é o PL da Anistia, que pode ganhar força após morte de preso do 8 de janeiro
Mourão é autor do PL citado. Na justificativa da iniciativa, o congressista considerou “injustas” as penas estabelecidas, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), aos envolvidos com os atos. Para o parlamentar, a maioria das pessoas estava na Praça dos Três Poderes “somente para protestar”.
“A maioria não agiu em comunhão de desígnios e estava ali somente para protestar, sem a presença do dolo específico que esses crimes exigem”, diz trecho do PL. “As condenações que o Supremo Tribunal Federal vem aplicando aos acusados são, data vênia, desproporcionais e, por isso mesmo, injustas.”
O senador ressalta ainda que a proposta não prevê uma anistia ampla aos condenados pela participação nos atos de vandalismo. As penalidades aplicadas por deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa, por exemplo, continuariam em vigor.
Leia também: “O triunfo da injustiça”, reportagem publicada na Edição 182 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Vão continuar a soltar bandidos do pcc e manter quem pede democracia ….vergonha
Tem que cobrar a votação do impeachment desses bandidos, quantos mais terão que morrer para que esse senado prevaricador cumpra seu papel ???
Senador General Mourão, é muito importante além de aprovar essa anistia, imediatamente voltar a legislar ou implantar o voto impresso acoplado as urnas eletrônica, para que, nunca mais sejam criadas essas desinformações e injustas condenações de brasileiros honestos, trabalhadores que não confiaram nos resultados das urnas até porque as próprias FFAA através do Ministério da Defesa relatou que as urnas não eram seguras e auditáveis.
Além do mais, implantar segurança no sistema eleitoral sequer precisa de PEC, mas somente a aprovação de técnicos de inteligência pública e privadas com a observação da inteligência das FFAA, para implantação do voto impresso com aprovada tecnologia.
O banana covarde caPacheco tornou-se cúmplice do mo4@s na morte prematura deste presidiário, injustamente encarcerado, sem crime algum.
TODOS os bananas covardes do Legislativo sequer exigiram regime de urgência dessa lei da anistia que precisa salvar as vítimas da tirania do rei supremo o mais urgente possível.
O tirano supremo sujo de sangue da sua primeira vítima tem que pagar pelos erros da sua ditadura.
Mourão melancia depois daquele horroroso discurso do 31/12/22, tenta agora se redimir, e caos judiciário q bolsonaro avisou aos gritos pelo Brasil avança cada dia sobre os inocentes das manifestações das portas dos quarteis. Lamentável Mourão, eleito por eleitores do bolsonaro.