Em 7 de julho, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Débora dos Santos, de 38 anos, pelo 8 de janeiro. A cabeleireira de Paulínia (SP) ficou conhecida por ter escrito com batom a frase “perdeu, mané” na estátua que fica em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Uma fotojornalista da Folha de S.Paulo flagrou o ato.
Débora, contudo, já está presa desde 17 de março de 2023, quando foi levada para a cadeia por agentes da Polícia Federal (PF). No âmbito da Lesa Pátria, a PF cumpriu mandados judiciais expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Conforme o artigo 46 do Código de Processo Penal, o prazo para oferecimento de uma denúncia, quando o réu está preso, é de cinco dias.
“Oportuno dizer que todos os prazos foram extrapolados sem qualquer justificativa plausível”, observou a Oeste o advogado Hélio Júnior, que atua na defesa de Débora. “Ela permanece presa preventivamente há 483 dias, o que ultrapassa o princípio da razoabilidade consagrado pelo inciso 78 do artigo 5º da Constituição, que assegura a celeridade da tramitação processual que no caso não é obedecida.”
Quem é Débora dos Santos, que manchou estátua com batom?
Casada com o pintor Nilton Cesar, Débora é mãe de duas crianças, uma com 6 anos e outra com 9 anos.
A mulher também é religiosa. Antes de ir para a cadeia, Débora frequentava a Igreja Adventista do 7º Dia.
Na semana passada, a Justiça transferiu Débora do Centro de Ressocialização Feminina de Rio Claro para a Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, que fica a 225 quilômetros de onde mora a sua família.
Os filhos de Débora gravaram um vídeo no qual fizeram um apelo à Justiça pela soltura da mãe. Diversos parlamentares, como os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO) e Bia Kicis (PL-DF), compartilharam o conteúdo. “Todos vão pagar por isso”, disse Gayer. “Isso é cruel e desumano”, constatou Bia, ao mencionar o projeto de lei da anistia.
Leia também: “Tempos de treva”, reportagem publicada na Edição 223 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Eles usam ILEGALMENTE as prisões cautelares ou preventivas como forma de TORTURAR o povo que não se rende a quadrilha…. todas essas prisões foram assim, assim como outras medidas como bloqueio de contas bancárias. Oras afinal quem pode viver hoje em dia sem uma conta bancária? Só quem estiver no meio rural vivendo fora da sociedade civilizada comendo o que planta e mata….
Se houvesse justiça na bananalândia, o ladrão não estaria na presidência; o careca, e todos os seus comparsas do stfede, tse, stj e pgr (tudo em minúsculas mesmo) já estariam presos; mais da metade do congresso estaria atrás das grades, e não teríamos o crime organizando puxando as cordinhas dos políticos e juízes para manter o país na ditadura que nos encontramos hoje. Certo está o Bukele, que começou a limpeza por cima. Enquanto isso, vamos nos indignando (sem fazer nada para mudar o “status quo”) com os casos dos patriotas do 08/01, da Débora, do Alan dos Santos, do Daniel Silveira, Clezão, e tantos outros perseguidos! Nojo dessa quadrilha!
Este Procurador Geral da República, Doutor Paulo Gonet, está, cristalinamente, maculando o Ministério Público, consoante estão maculados o STF e TSE pelos atos dos Ministros que os integram, neste momento histórico de trevas e da mais patente tirania reinante no Brasil. Todos pagarão pelos seus atos omissivos e/ou comissivos. A Justiça Verdadeira não falha.
Parabéns a essa fotojornalista que arruinou uma FAMÍLIA.
Para defender comunistas presos e torturados após o levante de 1935, Sobral Pinto exigiu ao governo a aplicação do artigo 14 da Lei de Proteção aos Animais. Estratégia semelhante poderia ser usada em benefício dos presos políticos do 8/1: pedir que sejam tratados como narcotraficantes perigosos, a saber, paparicados durante as audiências de custódias, ressarcidos e liberados com direito a tapete vermelho e pedidos de desculpas.
Exatamente.
Essa perseguição insana é a única coisa que ainda mantém o verme carniça elegido pelo judiciário no poder, narrativa de golpe em 08/01, teria ele se mantido no poder de não fosse essa combinação de baderna e perseguição do judiciário? E onde estão os dois energúmenos nomeados pelo Bolsonaro para o stf que não se manifestam contra essa situação?
Enquanto isso… Líderes do narcotráfico, assassinos, estupradores, latrocidas, corruptos…SOLTOS! Talvez estivessem presos caso usassem BATONS para a prática dos seus crimes.
Tudo
Muito desproporcional… a justiça brasileira não tem medidas e a arbitrariedade é a regra..
Essa excrescência apelidada de PGR não sente nem mesmo um INFINITÉSIMO ou uma PONTADA de vergonha na cara?
POR ISSO QUE PRECISAMOS SABER EM QUEM VOTAR. OLHA AS CONSEQUÊNCIAS DE SE VOTAR EM BANDIDOS. QUEM ESTÁ PAGANDO A CONTA SAO PESSOAS COMPLETAMENTE INOCENTES, TAIS COMO OS QUE ESTAO NA CADEIA, BEM COMO IS FILHOS MENORES DESSAS MÃES. ESPERO TER O PRAZER DE VER ESSE PSICOPATA TER A CABEÇA NA PONTA DE UMA ESTACA, E OS URUBUS LHE COMENDO.
Por favor Sr Anisio, qual é a culpa que os urubus tem para serem condenados a comerem mer // da????¿¿¿¿¿¿
Não precisa nada de grandioso, apenas que a justiça cumpra a lei, essas pessoas estão presas sem provas de crime, somente uma acusação infundada de um ministro do STF!
É um absurdo extremos e sem precedentes no Brasil, solta-se traficantes com drogas e prede-se pessoas que foram levadas a revelia, sob acusação sem provas, cada a justiça dos direitos humanos? Só vale para ladrões, assassinos, estupradores?
Tremenda injustiça, mas um dia todos irão pagar por isto.
Perverso e cruel.
Se essa moça está presa esse tempo todo por manchar de batom essa estátua, o que poderemos esperar dos milhares de pichadores soltos pelo Brasil, quando forem pegos?
A canalhice dessa turma é de estarrecer qq cidadão,
PGR indicado por Gilmar Mendes e apoiado por Moraes, quer referência pior?
Os corruptos estão todos soltos, graças ao STF, um voltou a Presidência da República.
Os canalhas usam inocentes cidadãos e os massacram.
E os verdadeiros bandidos livre e soltos …