O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) propôs o primeiro requerimento convidando o ex-presidente Jair Bolsonaro para depôr na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.
O documento foi apresentado na quinta-feira 25, dia em que o colegiado começou, mas só apareceu oficialmente no site do Congresso nesta sexta-feira, 26. A ação do petista, contudo, difere da estratégia inicial dos parlamentares governistas.
Eles planejavam postergar por um período um convite ou convocação do ex-chefe do Executivo. A ideia era criar uma linha investigativa que poderia levar diretamente a Bolsonaro.
No documento, o petista acusa Bolsonaro de “ação e omissão” e argumenta que os atos de depredação na Praça dos Três Poderes foram “gestados” antes do pleito eleitoral com ações de Bolsonaro que teriam levantado suspeitas em relação à segurança das urnas eletrônicas.
O deputado cita ainda uma reunião que aconteceu em agosto de 2022 entre o ex-presidente e embaixadores estrangeiros. Na ocasião, Bolsonaro externou preocupações sobre a segurança das urnas eletrônicas. O encontro aconteceu no Palácio do Alvorada, em Brasília.
Além das urnas, Bolsonaro também reiterou as críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela resistência ao diálogo com as Forças Armadas sobre a segurança do pleito.
Correia também usa como base uma operação da Polícia Rodoviária Federal, que fiscalizou 2 mil ônibus na Região Nordeste no segundo turno eleitoral. Por fim, o deputado mineiro citou a “demora” de Bolsonaro em se pronunciar depois das eleições de 2022. O então presidente aguardou cerca de 44 horas depois do fim do pleito para falar ao público.
“O não reconhecimento da eleição do seu opositor e vários pronunciamentos dúbios levaram aos apoiadores de Bolsonaro a interpretar que o mesmo autorizava e estimulava os protestos violentos,
paralisação de rodovias e acampamento nos quartéis”, concluiu Correia no documento enviado à CPMI. “Esses e tantos outros atos fizeram gestar os atos do 8 de janeiro.”
Os mais de 300 requerimentos apresentados ao colegiado devem ser analisados daqui há duas semanas.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Sério isso???? Depois daqueles vídeos???? Alguém acredita nestas falácias??? Ok. Se esforcem bastante… kkkkk
Este deputadinho PeTelho, só está querendo um atestado de imbecilidade.
Este é o tipo de político tão insignificante, que faz um ginástica do tipo sagui, que se pendura pelo rabo, para ganhar uma nota na imprensa. Pode repassar a trajetória de dois, três mandatos se encontra uma só proposição, um trabalho em comissão que possa justificar os milhões que fatura em um mandato. Imagina quantos integrantes da CPMI da Invasão, armada pelo PT e seus puxadinhos não tiveram a ideia de convocar o presidente Jair Bolsonaro. No popular este tipo de iniciativa – até contra o próprio Lula descondenado – é o que se pode chamar de “espírito de porco”. Com a micharia de votos que recebeu nas últimas eleições, é garantia que não volta.
eu adoraria que JB fosse sim ouvido na CPI da Revolta dos Manés – assim como Luciano Hang na CPI dos Palhaços da Covid, poderá fazer a vermelhada passar vergonha no débito e no crédito.
Idiota!!!
KKKK O CARA NEM ESTAVA NO PAÍS !!!! Ó RAÇA DE BOÇAIS ESTE PARTIDO !!!
Então!!!… Após 31/10/22 Bolsonaro se recolheu, “sumiu” da presidência até 31/12/22, não fez nenhuma postagem nas redes sociais – Bolsonaro estava abatido, deprimido. E os esquerdinhas ainda o querem responsabilizar pelo vandalismo de 08/01, sendo que já era o atual desgoverno federal criminoso do PT no poder? O que a ultra-obesa comunista estava fazendo em Brasília no dia 08/01? O general Gonçalves recebendo vândalos dentro do Planalto, servindo água para eles, fotógrafos profissionais tirando fotos dos vândalos? Como que a GLO já estava pronta para ser assinada ainda no dia 08/01 à noite? Óbvio que 08/01 foi arquitetado pelo PT!
Exatamente.