Um laudo técnico sobre as imagens do Aeroporto de Roma constatou que Alexandre Barci, filho do ministro Alexandre de Moraes, deu um “tapa na nuca” do empresário Roberto Mantovani, em 14 de julho de 2023. A análise é uma reviravolta no caso que se arrasta há um ano.
Elaborado pelo professor Ricardo Molina de Figueiredo, o documento é referente à confusão entre Moraes, Barci e a família Mantovani. Molina assistiu às gravações na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada, na presença do advogado Ralph Tórtima, dois juízes auxiliares de Moraes e outros cinco servidores públicos.
Há pouco mais de um ano, os Mantovanis foram acusados por Moraes de terem agredido Barci. Agora, contudo, a perícia mostra outros elementos.
“Na forma como as imagens 59-61 foram apresentadas no relatório nº 004/23 tem-se uma ideia falsa do que realmente ocorreu”, observou o perito, no documento. “Assistindo o vídeo diretamente, constatou-se que uma cena anterior às mostradas nas imagens 59-61 foi suprimida. Tal cena, de extrema importância, mostra uma agressão praticada por Alexandre Barci contra Roberto Mantovani, consistindo em um tapa na nuca. Houve, portanto, uma agressão anterior ao gesto de Roberto Mantovani, o qual, nas imagens de vídeo levanta o braço em movimento instintivo de defesa, resvalando nos óculos de Alexandre Barci.”
Ainda conforme o perito, ao se referir a uma peça da Polícia Federal (PF), “é curioso observar que justamente neste ponto há uma falha na ordem numérica das imagens no relatório nº 004/23, tendo sido a numeração das imagens 59 e 60 duplicada”.
“Ressalte-se que numeração duplicada refere-se a imagens distintas”, constatou o técnico. “É importante também observar que entre a primeira apresentação da imagem numerada como ’60’ e a segunda apresentação da imagem numerada como ’59’ há um intervalo de tempo considerável, como fica evidente na modificação do posicionamento das pessoas na cena. Tal intervalo temporal atipicamente estendido ocorreu em função da supressão de frames que mostrariam a agressão de Alexandre Barci sobre Roberto Mantovani. Tal fato ficaria ainda mais evidente caso tivesse sido preservado o time code. De qualquer modo, se ainda pairar alguma dúvida, esta pode ser dirimida com a visualização do vídeo. Caso tivesse sido permitida aos peritos aqui signatários obter a cópia dos vídeos, ou apenas a captura dos frames de interesse, tal situação estaria aqui ilustrada inequivocamente com imagens de boa qualidade.”
PGR denuncia família envolvida em tumulto com Alexandre de Moraes em aeroporto
Em 16 de julho, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou os Mantovanis, por supostamente terem agredido Barci. A família responderá por calúnia e injúria.
A PGR se movimentou pouco mais de um mês depois de a PF indiciar a família.
Quatro meses antes, porém, o delegado da PF que cuidava do caso, Hiroshi de Araújo Sakaki, concluiu que houve “injúria real” contra o filho de Moraes, mas não indiciou a família em razão de uma instrução normativa que proíbe a medida em caso de crimes de menor potencial ofensivo, com penas inferiores a 2 anos de prisão.
Após um novo delegado assumir o processo, os Mantovanis acabaram virando alvo da Justiça.
Leia também: “O segredo do Aeroporto de Roma”, reportagem publicada na Edição 217 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Estamos vivendo dias difíceis, no que diz respeito a a liberdade de expressão, cumprimento das instituições responsáveis por guardar a constituição, perseguição política e jurídica.
Prisão para Alexandre!
Gostei do apelido dado ao Alexandre Amoral pelo sr. Ulguim: ALEXANDRE O “GLANDE”. Cabe perfeitamente e, melhor ainda, cabe fisicamente. Fora esses detalhes, é um crápula desprovido de ética, de moral, de princípios.
gostaria de saber como isto vai acabar …..
um pensa que tudo pode …..
outro brigando sozinho …. só por Deus.
país injusto.
pobre e podre Brasil.
Bandidos aqui são você e seu filhinhes!
Bento, de quem você está falando? Está protegendo o Alexandre Amoral? Se estiver, creio que deva buscar urgente um bom psiquiatra. Esse pseudo juiz não passa de um déspota desprovido de princípios, de ética e de tudo mais que faz de um ser humano uma pessoa honrada e decente.
A GLOBELIXE, que desenhou um garotinho, fofinho, indefeso, e agora? GLOBELIXO ,VÁ TOMAR NO CENTRO DO SEU >>>> com todos seus artistes pervertides! Pára de se vender por m@rda, empresa dos infernos!
Essa família Moraes fede a bosta, em toda sua podridão!
Em que chiqueiro imundo e podre, o Brasil se transformou !!🤮🤮🤮🤮🤮
VERGONHA!!!
Bastava o Alexandre o “Glande” liberar as imagens, claro que queremos ver as que estão na Itália! Pois as daqui ninguém confia. Peculiar isto, que nada que venha dessa Corte nós confiamos, só a “Globosta” que faz especulações a base de “desenhos” “infantis”.
Não havia explicação lógica para manter o vídeo trancado como segredo de estado e praticamente inacessível à defesa. Esperavam que ninguém percebesse a manipulação.
Vamos aguardar as análises da Globo, vamos ver então que o Sr. Roberto Mantovani deu uma nucada na mão do Alexandre Barsi. Uma agressão indesculpável!!
De existe imagens que poderia mudar o rumo do caso e essa estão sendo ocultada da defesa, podemos entender que os envolvidos estão prevaricando e formando quadrilha para , para cometer crimes contra pessoas de bem.
Tal pai, tal filho ….
Nem precisa fazer teste de DNA.
Estes ministros deveriam ser todos exonerados e substituídos por juízes escolhidos por concurso público. Estão acabando com a imagem do judiciário no Brasil.
Não sou expert em Direito …. Mas porquê não apelar para as Cortes Internacionais sob a ótica dos Direitos Humanos de uma família que está sendo condenada injustamente pelo Justiça Brasileira e assim ter o acesso ao vídeo diretamente através de pedidos de cortes internacionais
Injustamente!? Não é bem assim. Houve uma agressão e uma reação desproporcional por parte da família.
A justiça deve ser imparcial e é por isso que nenhum dos comentaristas aqui é habilitado.
TIREM ESSE MORAES DO SUATEMA. ELE ESTA COLOCANDO O BRASIL E O STF NUMA SITIACLSO DIFICIL
SAO CRIMES.
A rede globo e esse sr ministro, alteram provas, manipulam documentos, acusam e condenam inocentes e nada acontece.
SENHORES SENADORES, ACORDEM! ESTÁ EM SUAS MÃOS.
Além de acusar, investigar, negar o direito de defesa, negar acesso aos processos e e julgar, Alexandre LÚCIFER de Moraes é também ADULTERADOR DE PROVAS!
Vários integrantes deste STF são bandidos. Querer imputar crimes a pessoas inocentes é de uma canalhice exorbitante. Esta é a Justiça desta República de Bananas comandada por um Partido de criminosos. E o Sr. Rodrigo Pacheco não vê nada de errado.
Tenho a esperança que as denúncias da Folha chegue ao Presidente do Senado, um verdadeiro pulha.
Todos os ministros , inclusive os 2 mudinhos são coniventes com esse abuso de autoridade pois com certeza já sabiam de toda farsa e crime contra essa família.
É muita canalhice!
E pensar que um cara desse faz parte do corpo do stf…..
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. A verdade sobre esse e outros fatos nos libertarão das garras desse ditador de toga chamado Alexandre de Moraes.
Olha aí mais abuso : o que os dois juizes auxiliares de Moraes estavam fazendo acompanhando essa “pericia” se o caso está com Tófolli? Tenho comigo q este processo está sendo conduzido a quatro mãos.
Outro ponto a esclarecer sobre as cenas suprimidas. QUEM suprimiu?
É simples, é só solicitar cópia das imagens originais lá da Itália.
A máscara de Alexandre de Moraes e seu filho está caindo, e o mundo inteiro está começando a descobrir o que os brasileiros estão passando desde 2018 qdo Bolsonaro se elegeu presidente da República. O filho deu um tapa na nuca, o pai chama o homem de bandido, não satisfeito abre inquérito pra investigar a família? Bem que Moraes podia ter ficado quieto qdo a PF arquivou o inquérito não é?
Poderiam ter tido um momento de serenidade e deixado esse assunto em Roma. Mas isso vai contra a natureza deles.
Alexandre de Moraes é um psicopata criminoso e tem que ser afastado de suas funções, julgado e condenado por seus crimes em série.
Para surpresa de zero pessoas, a verdade aparece confirmando o que já imaginávamos. O psicopata armou pra cima da família que não agrediu, e sim, foi agredida pelo filhinho rebelde do todo poderoso.
A calúnia perpetrada por esta família podre, fedendo a enxofre vinda das profundas do pior dos infernos, já era esperada. As putinhas do maldito cabeça de piroca, sua Gestapo particular, são pagas por nós para serem contra nós. Este ESTADO maldito e esta quadrilha maldita chamada STF, Funcionalismo Público e políticos são a ruína deste país. Sem eles seríamos maiores que os USA!
Haverá o dia que todos eles terão que responder por seus crimes. A hora de vcs todos haverá de chegar.
E ningúem faz nada para parar esse psicopata cabeça de piroca. É muita gente de rabo preso.
O jovem agrediu um idoso por trás?
Moraes e seus jagunços têm que ser presos.
Cadê as imagens de 08JAN e cadê as imagens daquele ” ser ” que assistia a manifestação de JANELINHA , tudo ali bem pertinho.
Depois dessa matéria, eu pergunto: Cadê as imagens do dia 08/01/23 ? com certeza salvaria a vida de pessoais inocentes.
Agora está a justificativa das imagens não terem sido divulgadas.
Filho de peixe peixinhos é.