Oito membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) cumprem, nesta segunda-feira, 29, diversas diligências na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.
Os deputados federais iniciaram os trabalhos pela manhã na delegacia regional de Presidente Prudente para coletar informações sobre as invasões do MST ocorridas na região do Pontal do Paranapanema — que abrange 32 municípios do Estado.
Na delegacia, foram colhidos depoimentos de quatro pequenos produtores rurais que tiveram suas propriedades violadas. Foi justamente no posto em que as investigações sobre as invasões avançaram. A delegacia ainda apura outras práticas criminosas por parte do movimento, como extorsão, depredação de patrimônio e furto.
A próxima parada de hoje acontece em uma fazenda localizada na cidade de Rosana, interior de SP. O local foi invadido há dois anos pela Frente Nacional de Luta, movimento sem terra.
“Os invasores não deixam a proprietária entrar na terra dela”, explicou o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS). “Aqui são cometidos muitos crimes. Eles não deixam colher nada. Antes, o plantio era de soja, mandioca, milho… E hoje, o local está abandonado sem nenhuma produtividade.”
Maria, dona da fazenda, disse aos parlamentares que não visitava o local desde o final de 2021. Nas gravações divulgadas pelos deputados, ela aparece assustada com a situação da propriedade. “Não sei o motivo de invadir e impedir a gente de produzir”, explicou Maria.
Todas as diligências devem ser concluídas até o fim desta tarde. Entre os deputados presentes na ação, estão: Ricardo Salles (PL-SP), relator do colegiado; Caroline de Toni (PL-SC); Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da CPI; Rodolfo Nogueira (PL-MS); Messias Donato (Republicanos-ES) e Capitão Alden (PL-BA).
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Tem que concentrar as investigações nos estados do nordeste, onde os governadores são de esquerda e se omitem na defesa dos direitos dos proprietários e não tomam nenhuma atitude.
Esse é o Zuco de Grease – Nos Tempos da Brilhantina??