O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tirou a única vaga do partido Novo na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro e deu ao PT. Agora os deputados petistas vão ter três cadeiras titulares no colegiado. A decisão foi anunciada na noite da terça-feira 2.
Lira usou como argumento o regimento interno da Casa, que prevê que partidos que não atingem a cláusula de barreira não têm direito a estrutura de liderança partidária nas comissões parlamentares. Desse modo, Lira entendeu que a sigla não entra na divisão da comissão.
A líder do Novo na Câmara, Adriana Ventura (SP), rebateu Lira dizendo que, caso os partidos não alcancem a cláusula de barreira, eles devem entrar nas comissões com um “rodízio”. E, como o Novo é a única legenda que não atingiu a cláusula, teria uma vaga garantida na CPMI do 8 de janeiro.
Com a atual conjuntura do colegiado, que deve ter 32 parlamentares titulares e 32 suplentes, partidos aliados do governo Lula tendem a ter a maioria no colegiado. Confira como estão distribuídas as vagas até o momento:
Câmara
- União, PP, PSB, PDT, PSDB-Cidadania, Avante, Solidariedade e Patriota (Superbloco): cinco cadeiras;
- MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC (Bloco): quatro cadeiras;
- PL: três cadeiras;
- PT: três cadeiras;
- Bloco do Psol e Rede: uma cadeira.
Senado
- PL e Novo (Bloco Vanguarda) − duas cadeiras;
- PSDB, Rede, Podemos, MDB, União e PDT (Bloco Democracia) − seis cadeiras;
- PT, PSB, Rede e PSD (Bloco Resistência Democrática) − seis cadeiras; e
- PP e Republicanos (Bloco Aliança) − duas cadeiras.
No Senado, o governo também está quase levando uma das três vagas da oposição. Na quarta-feira 26, o líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tirou o partido do bloco Democracia e foi para o bloco Resistência Democrática.
Com o movimento, Randolfe deixou o Vanguarda com apenas duas vagas. No mesmo dia, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), apresentou uma questão de ordem argumentando que o senador Eduardo Girão (Novo-CE), também da oposição, mudou de bloco no início da legislatura e que, por isso, o Vanguarda tem direito a mais uma cadeira na CPMI — ficando com três vagas.
Pacheco deve responder o questionamento de Marinho ainda hoje. Nos bastidores, contudo, a informação é de que o presidente do Senado deve seguir os passos de Lira e tirar a vaga da oposição.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Mais um comunista comprado. O ladrão já comprou o STF, STJ, Senado, Globo, Bandeirantes, Record, SBT, FFAA, OAB e mais recente compra a Câmara Federal. Ditadura comunista em curso no Brasil. Não vejo luz nenhuma para a volta da democracia.
O “Capitão nascimento” já profetizava: O sistema é “phoda”, mas o braço de Deus é pesado. A hora desses ímpios vai chegar
Isso só nos mostra que ARTHUR LIRA está fechadinho com o governo. Tentou a todo custo emplacar a PL2630 e agora articula para formar maioria com o PT. Não adianta enviar à Câmara pedido de impeachment do Lula, pois a função do LIRA é blindar o atual presidente.
eita !! o cangaço ainda vive !!!
São dois porcos que chafurdam na lama da corrupção que impera no Brasil.
A CPI do dia 8 dos deputados presidida por CHICO VIGILANTE( PT), é uma verdadeira farça, totalmente conduzida por esse deputado semi analfabeto, posto lá para desviar da verdade. Deveria ser proibido o governo se auto investigar, mas quando não colocam aquele centro, na tentativa de demonstrar “imparcialidade ” quando na verdade são aliados da esquerda nus ideais, podem me chamar de pessimista, mas n vejo solução em ambas.
Afora ser inimigo de rennan, lira não passa de um “murista”. Dependendo da situação, dia é governo, dia oposição. Haveria mais hombridade em um posicionamento. Políticos brasileiros…, sei não!
Utilizam-se sempre de picaretagens para fazer tudo do jeito que querem.
Lira entregou a alma ao diabo… mas o detalhe é que ele vai buscar!
Lira , vendido! O Lula ofereceu 10 bilhões, e o lira não resistiu! Ou foi o Alexandre que o pressionou? Arquivou os processos, agora está tudo certo! Espero que os deputados que o apoiaram para presidente da Câmara, pressione também!
Cretino, alagoano vendido.
Outro cretino igual ao Capacho do Pacheco. .
Se o Presidente do Senado fizesse o seu papel não teríamos tiranos no STF. Pacheco está de olho em uma vaga no STF, além dos inquérito de Mariana seus interesses pessoais.
Corja de pilantras, traidores da pátria, não honram os votos recebidos e não defendem a vontade popular. Bandidos.
Foi só o LADRAO NARCOTRAFICANTE PRESIDENTE-FRAUDADOR-IMPOSTOR liberar 10 BILHOES do orçamento secreto (tao condenado pelo PT) para o Congresso q vai começar a farra dos deputados e senadores corruPTos….e a DEMOCRACIA receberá seu golpe final
Não disse que iria acontecer: A vingança está só começando.
A POSIÇÃO deve ficar de olho aberto e tirar o poder destes “Donos da Casa” chamados de Presidentes do Congresso.
Parecem dois tonéis em mar agitado.
É, Lira…, vá dando…
Isso é parte dos CONVENCIMENTO$ que o Presidenciário Lula apresentou ao Lira. Não errei na digitação, senhores!
Gente, o país crliado pelos aventureiros portugueses chegou ao fundo da fossa
O Lira é apenas um político corrupto a mais, e está apenas retaliando a oposição pela enorme derrota que sofreu ontem no PL da censura. Ou seja, achou que era um grande articulador e agora sabe que talvez admistre somente um galinheiro.
Capachos vendidos!
Os partidos de oposição haverão que emprenhar-se para presidir a Câmara dos Deputados e o Senado. Vejam bem como é dramático se pertencer a um partido órfão de atenção dos presidentes dessas duas casas do Legislativo. Os presidentes da Câmara e do Senado têm sua agenda própria. Operam para poder negociar o prestígio que detém. Arthur Lira, agora, Rodrigo Maia, antes e Rodrigo Pacheco sempre não perdem a vergonha porque essa se foi de há muito
Para enfrentá-los somente o povo se organizando
O Brasil está entregue aos presidentes da Câmara e do Senado que são obedientes aos Supremo.
Os 10 bilhões está fazendo efeito para o lira.
Um golpe seguido do outro, todos para favorecer o atual governo. Já sabemos para onde irá nossa democracia!
Políticos com raras excessões,, são crápulas