O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, nesta quarta-feira, 17, que a perda do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) tem de ser analisada pela Corregedoria da Câmara.
“A Mesa seguirá o que determina esse ato: a Câmara tem de ser citada, a Mesa informará ao corregedor, o corregedor vai dar um prazo ao deputado, o deputado faz sua defesa e sucessivamente”, disse Lira. “O mandato deve ser cassado somente por esta Casa.”
Na ocasião, Lira respondia a uma questão de ordem do deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS). Na terça-feira 16, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Deltan Dallagnol. A Corte entendeu que ele tentou “burlar” a Lei da Ficha Limpa ao deixar o Ministério Público sob, segundo o tribunal, risco de ser condenado em processo administrativo.
A Constituição garante que os deputados cassados pelo TSE têm direito à ampla defesa na Câmara. Desse modo, a perda do mandato tem de ser declarada pela Mesa da Casa, de ofício ou mediante provocação, assegurada pela ampla defesa. O parlamentar tem cinco dias úteis para se defender.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
A Câmara dos Deputados tem ainda uma chance, a última talvez, de se afirmar como instituição e proclamar sua independência se negando a referendar a decisão do TSE. Diante da falta de provas que sustentem a cassação de Deltan Dallagnol e da evidente perseguição e vingança consubstanciadas na decisão ao arrepio da lei, é a única proclamação capaz de mostrar que um poder da república não pode esmagar outro poder.
Vai, vão falar com ele, vai no plenário, fale o q quiser (menos contra o kbeça) e depois passe no RH, sua “demissao” ja ta pronta e assinada….
Eu tinha um amigo q tinha mania de apostar o rasgar do próprio saco se algo acontecesse. Sempre achei esse desafio que ele se impunha era meio exagerado e com certeza perigoso. Mas no caso aqui essa aposta garante as bolas no lugar. Lira não vai fazer nada! Só showzinho.
Até que enfim alguém faz alguma coisa para barrar o COMPADRIO DE TOGA existente nas cortes superiores brasileiras.
Ontem a noite comprei bananas a R$2,95 quilo.
Perfeito deputado Lira, cabe só ao Congresso determinar a cassação de um deputado. Chega de desrespeito à competência de cada Poder e decisões judiciais sem respaldo na lei ou Constituição
Vc vai ter peito, Lira???
O Lira está falando como deveria um presidente da Câmara falar defendendo a casa MAS o que dizer do caso Daniel Silveira? Lavou as mãos porque a maioria se acovardou? Um Judas!
Se a Câmara não reagir ao arbítrio e a injustiça perderá sua representatividade, e é a voz do povo, quem está lá tem VOTO, foi eleito, presidente Lira, se essa casa ficar submissa for covarde então, acabou definitivamente a democracia no Brasil, o prejuízo é o sofrimento ao povo brasileiro vai ser grande porque, então vai ser o vale tudo ao arrepio da lei, e o povo vai reagir, sem o cumprimento da lei e com um governo e judiciário que acirra o ódio não sabemos onde vamos parar, somos 220 milhões, não temos vocação para escravidão, bem diferente dos nossos vizinhos comunistas.
UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL !
A CÂMARA não pode silenciar diante de tamanho ABSURDO promovido pelo TSE.
É HORA de não aceitar decisões de quem toma “TAPINHO NO ROSTO” de descondenados e ainda sai sorrindo.
Este julgamento da Câmara poderia ser um divisor de águas na política brasileira, ao se contrapor ao STFEDE e TSEFEDE, pela vilania do caso. Porém, temos que confiar em Lira…e na Corregedoria da Câmara…
Daniel Silveira teve essa mesma prerrogativa?…
Vamos ver se Lira tem coragem de cumprir a lei ou se é um pamonha que nem o Rodrigo Pacheco
Se defender de que? Não há acusações contra ele, só na cabeça do Benedito, aquele do: “ordem dada é ordem cumprida”. Pulhas.
É o mínimo que se pode fazer. Seria muito bom a Câmara anular os efeitos da decisão do TSE. Milagres acontecem.
Não se pode esperar nada de congresso nacional (minúsculo mesmo) acovardado, só se ocorrer um milagre.
Fica veiaco congresso… Onde passa um boi, passa uma boiada!!!
Aleluia! Resolveu agir, antes de ser todo mundo engolido e posto de joelhos.
Não sei se notaram, mas o Lira é um sujeito muito inteligente.
Poderia resolver usar toda essa inteligência e força a favor do Brasil.
Ele não ‘reagiu’. Se é a Mesa da Câmara que tem que ratificar a perda do mandato, é só pra formalizar uma decisão que já estava contada, como o foi no TSE. Se a decisão fosse no Plenário da Casa, aí sim, a Câmara teria a oportunidade de portar-se com um mínimo de decência e, minimamente, se redimir uns 5% da covardia que fizeram com o Daniel Silveira. Mas se é somente pelo voto da Mesa, então Dallagnol pode esquecee
Esse Lira é mais um pusilânime, que se curva até o chão para o STF. Quer porque quer que o Projeto das famigeradas “fake news” seja aprovado. Já permitiu a prisão do Daniel Silveira, duvido que vá fazer algo em favor do Deltan. Faz parte do “Sistema”.
Enquanto isso, Marginalexandre de Moraes comanda o país. Missão dada, missão cumprida…
Ué existe congresso no Brasil?
Tem o direito de se defender, mas nesse caso o corregedor so promulga a decisao, nao ha reversao …idso aqui e uma república de bananas digna de cuba ou venezuela.
Se reverter Lira colocara os togados imorais no seu devifo lugar e terá apoio total da sociedade e de gde parte do Congresso. O ideal seria a cadeia p essa corja de atistas políticos do judiciário. Esperamos Justiça p Deltan e seus eleitores.
Lira o Cheirador de Bago Supremo aparece pra fazer de conta que não é vassalo dos Porcos Burgueses Comedores de Lagosta.
O Brasil urge de atitudes democráticas do Presidente do Legislativo, tem que parar de uma vez por todas as atitudes políticas e anticonstitucionais do STF e dos bandindins do TSE que não tem poder para cassar deputados eleitos democraticamente pelos eleitores.
I caso Deltan reverta essa cassação , Lira ganhará pontos e colocará os meliantes do TSE em seus devidos lugares apesar que o lugar corretos para esses canalhas seria a cadeia
KKKKKKKK. Isso é piada, né? O Lira tem uma liminar para se manter no cargo. Sem o Judiciário ele não estaria lá!!!
Finalmente esse inútil faz algo! Que os deputados decentes mostrem a força da Justiça. Malditos cabeça de ovo e “missão dada missão cumprida”.
O Brasil está de olho em Arthur Lira neste momento.
A justiça brasileira já tripudiou demais o Congresso com ações ao arrepio da Constituição.
Isto não pode durar para sempre Sr. Lira.
Mostre do que o Congresso é capaz de se impor.
O Brasil não está de olho coisa nenhuma. Lira tem sido capacho do STF e TSE há anos, e foi reeleito pra deputado do mesmo jeito. Ele está se lixando pra opinião alheia. Sabe que em seu curral tem votos pra se eleger pelo resto da vida. A única coisa que lhe importa é que os togados vermelhos o deixem em paz. Tão errados quanto seus eleitores, são os deputados que, sabendo de sua subserviência aos ‘sinistros’, ainda assim tem coragem de votar nessa figura fraca para presidente da Câmara.
Em um estado que elege Renan Calheiros, Lira sabe que pode continuar capacho do STF, não corre risco de não se reeleger, além do rabo preso por processos que serão julgados contra ele nos próximos meses, no momento o Brasil não tem solução, está a mercê de uma quadrilha super organizada.
Que a justiça seja feita, quer seja o Deputado inocente ou culpado, o que não podemos mais tolerar é que mais de duzentos milhões de brasileiros fiquem a mercê das vontades de homens que não tem compromisso com a justiça, que fazem da justiça injustiça para benefiocio próprio.
Parabéns senhor Lira! Desta vez não se acovardou para o STF arrogante e vil, que faz rasgar a CONSTITUIÇÃO todos os dias. Espero que a Câmara respeite os votos dos PARANAENSES. ILUMINISTROS são ativistas dessa esquerda PODRE. #Vergonha #lulaNaCadeia #StfDaVergonha
Sr Arthur Lira
Entre para a história como um brasileiro honrado
Faça valer as regras já estipuladas
Não seja humilhado por esses que querem destruir nosso pais
Até que em fim Lira deu uma dentro.
Espero que siga adiante em defesa dessa injusta cassação contra esse homem honrado
Espero qua a Câmara Federal seja coerente. Não pode o Judiciário ser o verdugo da República.