O presidente Lula afirmou, nesta terça-feira, 25, que deseja conversar com partidos do centrão individualmente. Durante sua live semanal, o petista disse que não quer dialogar com o centrão “enquanto organização”.
“Quero conversar com o PP, o Republicanos, o PSD e o União Brasil”, declarou o chefe do Executivo. “É assim que a gente conversa. E é normal que, se esses partidos quiserem apoiar a gente, eles queiram participar do governo. E você tenta arrumar um lugar para colocá-los, para dar tranquilidade ao governo nas votações que precisamos para aprimorar o funcionamento do Brasil. É exatamente isso que vai acontecer.”
Conforme noticiou Oeste, Lula negocia a entrega de ministérios a indicados do PP e do Republicanos — que fazem parte do centrão —, mesmo que isso signifique que o PT e o PSB fiquem com pouco espaço na Esplanada.
Nos bastidores, a ideia é que o deputado federal André Fufuca (PP-MA) comande o Ministério do Desenvolvimento Social, atualmente sob a gestão do petista Wellington Dias.
A pasta é a responsável pelo Bolsa Família, pauta histórica do PT, portanto, outro ministério deve ser ofertado ao PP, ou o partido assume a pasta sem modificar a secretaria que administra o programa social.
Já o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) é cotado para assumir o Ministério do Esporte, que está sob o comando de Ana Moser. Contudo, ele ainda pode ter outras opções.
O petista ainda não conversou diretamente com os partidos nem com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Contudo, deve se encontrar ao menos com Lira na próxima semana.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com.