O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, viaja para o Uruguai no início da tarde desta quinta-feira, 5. O petista participa da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que ocorre na capital, Montevidéu.
Lula deve chegar por volta das 15h30 ao Aeroporto Internacional de Carrasco. O seu primeiro encontro será com o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e sua mulher, Lucía Topolansky. Em julho de 2023, eles já haviam se reunido no Palácio do Planalto, em Brasília.
Além do encontro com Pepe Mujica, o petista tem uma reunião bilateral com o presidente da Bolívia, Luis Arce — que está no país para a cúpula e a celebração da estreia da Bolívia como membro pleno do Mercosul, depois de oficializar sua adesão, em agosto deste ano.
O presidente deve ficar no país sul-americano até esta sexta-feira, 6, para eventos relacionados à 65ª Cúpula do Mercosul. O encontro marca a transferência da presidência do bloco econômico do Uruguai para a Argentina.
Lula discute acordo Mercosul–União Europeia
Na semana passada, Lula se reuniu com o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, para discutir as expectativas da próxima presidência do Mercosul e as negociações com a União Europeia. Neste encontro do bloco, a discussão da pauta deve ser prioridade.
O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia já é discutido há mais de 20 anos e segue sem um desfecho oficial. Uma possível sinalização para a assinatura é a ida da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para o encontro no Uruguai. Entretanto, ela ainda não confirmou presença.
A 65ª Cúpula do Mercosul também será marcada com a integração do Panamá como Estado associado. Trata-se do primeiro país da América Central a ingressar no bloco. O país assinará três acordos:
- Acordo de Complementação Econômica 76 (ACE-76);
- Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático;
- Declaração Presidencial sobre Compromisso Democrático.
A entrada do Panamá também abre precedentes para negociações com El Salvador e República Dominicana, que demonstraram interesse em aderir ao Mercosul.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Passaram a vida explorando os mais pobres , e não conseguiram transformar a vida de ninguém.
Esses sim, são velhos caquéticos que só apenas fazem peso na Terra…
Ainda bem que estão os dois no bico do corvo, graças ao bom deus.