O presidente Lula deve fazer sua primeira viagem de avião quase um mês depois de sofrer um acidente doméstico no banheiro do Palácio da Alvorada,em 19 de outubro. Nesta próxima quinta-feira, 14, deve ir ao Rio de Janeiro para a Cúpula de Líderes do G20.
Lula deve partir para o Rio de Janeiro depois do evento de apresentação das cartas credenciais de novos embaixadores. Na capital fluminense, em 16 de novembro, o petista participa da reunião de encerramento do G20 Social e do Festival de Cultura Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Já no dia 17, o presidente da República vai integrar a cerimônia de abertura do Urban20, que reúne cidades dos países integrantes do G20 com a finalidade de incentivar o debate e a coordenação de políticas para recomendações em temas relacionados à economia, clima e desenvolvimento urbano.
Lula é liberado para viagens de avião
Neste domingo, 10, Lula recebeu liberação médica para realizar viagens de avião. A decisão ocorreu depois de ele passar por exames de imagem no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
“Ele permanece sem sintomas, e o exame mostrou melhora em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais, com liberação para viagem aérea”, informou o novo boletim, assinado pelos médicos Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio, além do diretor de governança clínica, Rafael Gadia, e a diretora clínica Luiza Dib.
Esse foi o quinto exame realizado pelo chefe do Executivo, com objetivo de monitorar a sua recuperação. Análises médicas anteriores mostraram estabilidade, e o petista teve liberação para desempenhar atividades em Brasília — mas ainda tinha sido orientado a não viajar de avião.
Cancelamento de viagens internacionais
Lula sofreu um acidente doméstico depois de retornar de São Paulo, onde participou de live com o então candidato do Psol à prefeitura da cidade, Guilherme Boulos. O presidente sofreu um traumatismo craniano e precisou levar cinco pontos.
Depois de ser levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, o petista foi orientado pela equipe médica a não viajar para a 16ª Cúpula do Brics, na Rússia — que ocorreu entre 21 e 24 de outubro.
Logo depois, Lula cancelou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP16), na Colômbia, em 29 de outubro. Já nesta semana, informou que também se ausentaria da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), que ocorre nesta semana no Azerbaijão.
A ida ao Peru neste mês para a Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que é um fórum de 21 países membros localizado no Círculo do Pacífico, também foi desmarcada pelo presidente.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Não é bem vindo.
Já fechou com os parceiros do crime e tudo ficará tranquilo! Corníssimo!