O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou os senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF) a visitarem o ex-diretor Silvinei Vasques, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
A decisão do ministro é da quarta-feira 19, quando o magistrado recebeu os parlamentares. Na ocasião, os senadores cobraram de Moraes a resposta a um ofício enviado em novembro de 2023 que solicitava a visita a Silvinei Vasques. Ainda não há, contudo, uma data para a visita. Os senadores alegam que o encontro é solicitado por razões humanitárias, considerando o período que o ex-PRF ficou sem receber visitas.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Silvinei Vasques foi preso em 9 de agosto do ano passado em Florianópolis, em Santa Catarina (SC). O ex-PRF é acusado de supostamente fazer blitze no Nordeste a fim de prejudicar a campanha à Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente da República, em 2022.
Na ocasião, as operações nas rodovias haviam sido proibidas no dia da votação pelo STF. Então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Moraes teve de determinar a suspensão imediata das blitze, ameaçando prender Silvinei Vasques. Depois disso, as operações da PRF foram desmobilizadas no Nordeste.
Leia também: “Um policial esquecido na cadeia”, reportagem de Cristyan Costa para a Edição 220 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Que democracia é esta que senadores precisam pedir ao SENHOR MINISTRO autorização para visitar preso politico por razões humanitárias?