Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Juliana de Barros, envolvida no 8 de janeiro, foi presa preventivamente, na tarde da quarta-feira 26, por “receio de fuga”. A dona de casa se encontra, agora, em uma prisão em Luziânia (GO).
Apesar da condenação a 17 anos de cadeia, determinada pelo STF em 16 de dezembro de 2024, a mulher ainda poderia recorrer em liberdade. A Corte nem sequer apreciou os embargos de declaração impetrados em 20 de janeiro deste ano, disse a defesa.
“O término do julgamento do mérito da presente ação penal e o fundado receio de fuga da ré, como vem ocorrendo reiteradamente em situações análogas nas condenações referentes ao dia 8/1/2023 (…) autorizam a prisão preventiva para garantia efetiva da aplicação da lei penal e da decisão condenatória deste STF”, informa trecho do mandado de prisão obtido por Oeste.
À coluna, a advogada de Juliana, Valquíria Durães, afirmou que a dona de casa vinha seguindo corretamente as medidas restritivas, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica.
Quem é a presa do 8 de janeiro

Casada, Juliana, de 34 anos, é mãe de três menores. A filha mais nova, de 7 anos, depende de Juliana, por ter problemas cardiovasculares. O outro filho, de 9 anos, tem complicações respiratórias. O filho mais velho, de 17 anos, apresenta quadro de depressão, agravado pela prisão da mãe e pelo suicídio do pai.
“Juliana se dedica integralmente ao lar, exercendo com zelo e responsabilidade suas funções”, contou a advogada. “Cristã, orienta sua vida pelos princípios da fé, pautando suas ações na honestidade, respeito e solidariedade. Sua postura é marcada pela ética e valorização da família.”
Nota da defesa
“Vivemos tempos difíceis. A honestidade, que deveria ser um pilar da sociedade, parece ter se tornado um fardo pesado demais para quem insiste em segui-la. Enquanto criminosos são beneficiados com indultos, reduções de pena e brechas jurídicas, cidadãos de bem enfrentam perseguições e censuras simplesmente por se expressarem.
O que era para ser justiça virou um jogo de interesses. O que era para ser liberdade virou um campo minado, onde uma opinião pode custar caro. Parece que estamos sob o jugo de um sistema que protege os poderosos e pune os que ousam questionar”.
Leia também: “As mães presas do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 254 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O cabeça de ovo tem que ser morto, como os demais do stf. Não tem como não ficar indignado com mais uma injustiça. Se nós, o povo, não acordarmos para a realidade, sucumbirmos nas mão desses canalhas. Morte aos canalhas.
Infelizmente uma parcela cada vez menor da nossa população acredita na justiça do nosso país. É triste ver criminosos perigosos saindo da cadeia antes dos policiais que os prenderam enquanto pessoas honestas, cujo único “crime” foi o de expressarem suas opiniões serem presas! Apesar de tudo, acredito que o tempo fará justiça (e a devida reparação) a estes perseguidos políticos.
Tem que prender e deixar apodrecendo pra aprender a deixar de ser criminosa.
O artigo está falando da Juliana n da sua mãe …
O mundo precisa tomar conhecimento disso, este e todos os casos.
Não sei da veracidade dos fatos, mas prender uma mãe, viuva, com três menores para sustentar, por atos até agora suspeitos, sem a menor comprovação, parece ser no mínimo provocativo.
A quem pedem uma reação, para aí sim agirem?
Maldito ditador, tenho fé que o seu castigo será do tamanho da sua maldade.
Como pode ter juízes que ainda defendem a canalhice desse monstro.
caramba… crueldade é pouco para o ditador assassino sustentado com dinheiro do pagador de impostos…
Só um infarto fulminante pode resolver este problema.
Moraes é o retrato perfeito do PT e do Lula. Por isso o Lula o defende com unhas e dentes. Não tenhamos ilusões: O PT só tem pena de traficante, estuprador, ladrão e assassino. Se houver um pai ou mãe de família conservador de direita, NÃO HAVERÁ PIEDADE.
ELE esta os mantendo REFEMS em busca de ACORDOS e cumprimento de AGENDAS, engraçado é que ele não vai pra cima dos filhos de Bolsonaro, será que tem um ACORDO ALI?! Não duvido, afinal Flavio Bolsonaro sempre foi contra a Lava toga e impeachment de Moraes, até Bolsonaro é contra o impeachment do Moraes, QUANDO DIZEM QUE ESSES ACORDOS SECRETOS SAO DE SATANISTAS É POR CAUSA DESSES SACRIFICIOS(NAO MORTES) HUMANOS DE PESSOAS INOCENTES QUE FAZEM.
Moraes é um monstro. Todo castigo é pouco para este elemento.
Impressionante como o Brasil está funcionando como a Venezuela. O fórum de São Paulo sendo implementado.
Nesse stf tem tudo menos justiça e honestidade