O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira, 11, para absolver o morador de rua Vitor de Jesus, de 24 anos, preso durante o 8 de janeiro.
Moraes reconheceu, no processo, a inexistência de evidências contra o homem. “Não há provas de que o denunciado tenha integrado a associação criminosa, contribuindo para a execução ou incitação dos crimes e arregimentação de pessoas, mais ainda por sua condição de extrema vulnerabilidade e ausência de discernimento por sequer saber o que seria ‘golpe de Estado’ ou ‘deposição do governo’.”, observou Moraes.
O caso ainda está em análise no plenário virtual, portanto, falta ainda o veredito dos demais integrantes do STF.
A Corte avalia a situação de Jesus e a de outras 15 pessoas detidas no Quartel-General de Brasília.
Morador de rua preso no 8 de janeiro ficou oito meses preso
![manifestações - cpmi do 8 de janeiro - impeachment](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2023/04/invasao-de-8-de-janeiro-visao-ampla-da-rampa-do-congresso.jpg)
Jesus ficou preso por oito meses na Papuda, mesmo sem ter cometido crime algum. A polícia o prendeu no plenário do Senado, sem nenhum equipamento.
Em depoimento, Jesus disse que frequentava o acampamento dos manifestantes contrários ao governo, em frente ao Batalhão do Exército no Ibirapuera, pois recebia abrigo e refeições.
O homem contou que aceitou ir a Brasília porque queria conhecer a capital federal e que entrou no Congresso Nacional, no dia do protesto, apenas por curiosidade.
Ao obter liberdade condicional, em agosto de 2023, mudou-se para Itapecerica da Serra (SP), onde usa tornozeleira eletrônica.
Leia também: “Liberdade algemada”, reportagem publicada na Edição 237 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Bom ,foi reconhecido o erro! E que vai acontecer com o semideus Alexandre de moraes??? Quem vai indenizar esse pobre coitado ??? Esse é mais um absurdo praticado, por esse tirano.
Bom ,foi reconhecido o erro! E que vai acontecer com o semideus Alexandre de moraes??? Quem vai indenizar esse pobre coitado ??? Esse é mais um absurdo praticado, por esse tirano.
“Engraçado” o “dotô” só notou esse abuso agora?!
Imagina se esse morador de rua tivesse um batom no bolso! Um perigoso golpista!
Eu quero ver o superministro usar os seus superpoderes para devolver a esse inocente.is oito meses de vida perdidos na zpapufa! Vamos , ministro, mostre seus extremos poderes!
Eu quero ver o superministro usar os seus superpoderes para devolver a esse inocente.is oito meses de vida perdidos na zpapufa! Vamos , ministro, mostre seus extremos poderes!
Dizer que uma côrte suprema perde tempo e dinheiro julgando um caso desses., e uma vergonha mesmo. Só pela foto se vê que é um morador de rua, um coitado que apenas quer sobreviver, enquanto isso esses ministros julgam se o homem queria dar um golpe de estado. Isso chega dar nojo.
A é, Alexandre o grande, sabe-se lá o que, reconheceu que não há nada que incrimine o morador de rua!
Quem é que vai indenizar o cidadão, explicitamente torturado por este desequilibrado senhor!?….
A indenização vai sair do orçamento do STF, da PF ou da PGR?
Deve pagar, quem errou! Não é assim que funciona para os pobres mortais?
Bastante temerária essa decisão, afinal um morador de rua desnutrido, esquálido se torna um ser muito perigoso podendo colocar a segurança nacional em risco, ou tentativa de golpe de estado. Melhor mandar prender o elemento trancafiar por dezessete anos no mínimo.