O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para condenar 47 envolvidos no 8 de janeiro que rejeitaram o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) oferecido pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Faltam ainda os posicionamentos dos outros dez integrantes do STF, que têm até 28 de fevereiro para se manifestar. O julgamento ocorre no plenário virtual, em que os juízes do STF apenas depositam os seus votos, sem discussões nem sustentações orais dos advogados.
Se a maioria seguir Moraes, as penas devem ser fixadas em um ano de detenção, substituída por restrição de direitos, pelo crime de associação criminosa (artigo 288, caput, do Código Penal), e multa de dez salários mínimos por incitação ao crime (artigo 286, parágrafo único, do CP), por estimularem as Forças Armadas a tomarem o poder.
A tratativa oferecida pela PGR prevê a confissão de crimes, o pagamento de multa, que pode chegar a R$ 5 mil, o comparecimento a um “curso da democracia” e a realização de serviços comunitários. Em troca, o STF encerra a ação penal e devolve o passaporte à pessoa. O ANPP é ofertado apenas aos detidos nos acampamentos montados nas cercanias do Quartel-General de Brasília.
Pena que deve ser fixada aos presos do 8 de janeiro

Os manifestantes terão ainda de cumprir as seguintes determinações:
- 225 horas de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas;
- Participação presencial no curso “Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado”;
- Proibição de se ausentar da comarca de residência e de usar redes sociais;
- Retenção dos passaportes até a extinção da pena.
A eventual condenação também prevê a revogação do porte de arma dos que o tenham.
Além disso, os réus dividirão a indenização pelos danos.
Leia também: “A farsa do golpe”, reportagem publicada na Edição 257 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Tudo teatro Politico pra implantação de agenda politica progressista! NO FIM VC TERÁ NADA E SERÁ FELIZ “KLAUS SCHABB FORUM ECONOMICO MUNDIAL”
Pelo bom senso esse sujeito não tem mais retorno, agora só a justiça plena para parar dos seus atos tiranos.
Cadeia pra golpista….
Golpista é a tua mãe que te defecou no mundo seu canalha peteba (redundante).
Como discutir com o gado: se você alguma coisa e o bolsominion não gosta, vc está no caminho certo. Se vc fala algo e o bolsominion fica bravo, você está certo. Agora, se fala algo e o bolsominion xinga ou te ataca, é porque VOCÊ ESTÁ COMPLETAMENTE CHEIO DE RAZÃO!!!!!!!!!!!!!
Melhor pertencer a um gado produtivo, do que uma manada de jumentos que vivem a custa do erário, eis aqui um exemplo.
Cadeia para vagabundos que votam no PT
Lamentável
Além de presídio, que paguem todos os danos , toda destruição que teve q ser reconstruído. Não sou obg a pagar imposto pra terroristas destruírem
Vc é inútil e deve viver de mesada estatal
Não. Os termos desse acordo são termos. De Ditadura norte coreana.