Nesta terça-feira, 1° de abril, líderes da Câmara dos Deputados se reúnem com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o andamento do Projeto de Lei da Anistia. A notícia foi publicada com exclusividade por Oeste na semana passada.
+ Anistia vai ser discutida na Câmara na próxima semana
Segundo o líder Partido Liberal na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), o horário da reunião com Motta sobre a anistia será definido ainda nesta segunda-feira, 31. O encontro tinha sido previamente marcado pelo presidente da Casa antes de sua viagem ao Japão, na comitiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao longo da última semana, a oposição protagonizou uma obstrução parcial dos trabalhos na Casa Baixa para pressionar o andamento do projeto da anistia aos presos pelas manifestações de 8 de janeiro de 2023.
“Agora, estou trabalhando nas assinaturas de apoio à urgência para a votação da anistia”, afirma Sóstenes, com exclusividade a Oeste. De acordo com o parlamentar, quatro líderes parlamentares já apoiam o documento — os outros quatro devem assinar entre hoje e amanhã.
Sóstenes também destaca que é produzido um segundo documento de apoio à urgência, o qual já conta com 110 deputados signatários. “Comecei a coletar essas assinaturas ontem, mas a lista vai crescer muito”, afirma. “Só precisamos esperar a chegada dos demais deputados apoiadores na Câmara.”

Assinaturas para urgência da anistia visam a pressionar pela votação
Ainda à reportagem de Oeste, Sóstenes afirma que a coleta de assinaturas de apoio à urgência visa a pressionar Motta a pautar a proposta de anistia.
“Mas temos uma expectativa positiva para pautar”, analisa. “O Motta tem palavra e compromisso conosco de pautar a anistia, e nós confiamos nisso. Assim como sabemos que ele tem apoio a pedidos do PT, não relacionadas a essa proposta, temos a perspectiva de que ele vai cumprir seu compromisso conosco.”

Depois da reunião de amanhã, o Partido Liberal quer debater a pauta na reunião de líderes de quinta-feira 3, para conseguir colocar o tema entre os projetos que serão votados na semana seguinte na Câmara. A expectativa é que o plenário analise a proposta a partir de 8 de abril.
Conforme levantamento de Sóstenes, o Projeto de Leia da Anistia já conta com apoio de mais de 310 deputados — sendo necessários 257 para aprovação do projeto na Câmara.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com.
Esses imbecis não estão contando com uma coisa: quando o processo chegar ao supremo o gilmar mentes já disse que eles não vão deixar passar. Idiotas, vão nadar, nadar e morrer na praia. Bando de jumento.
Esse Motta é inconfiável.
Malditos politicos, tudo é acordo pra lá acordo pra cá, ninguém se importa com o que é certo, o que é injusto, o que é errado, o que é ilegal. usam o sofrimento de pessoas refem do estado como forma de barganha pra não serem presos e não serem expulsos da politica, PARTIDOS SÃO VERDADEIRAS MÁFIAS que CAÇAM,LAÇAM E LEILOAM Deboras do Batom pra quem oferecer o maior beneficio.